Secretário de Transporte de Vitória analisa canal para ouvir motoristas - ES360

Secretário de Transporte de Vitória analisa canal para ouvir motoristas

Segundo o secretário seria possível, por exemplo, comunicar problemas de sinalização e sincronia de semáforos através de um canal direto com a secretaria

O novo secretário municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, afirmou em entrevista à BandNewsFM Espírito Santo que entende como muito boa a sugedtão, apresentada por um ouvinte, para a criação de um comitê ou um canal de comunicação para sugerir soluções e melhorias para o trânsito da capital capixaba. O canal seria utilizado principalmente pelos profissionais que rodam constantemente pela cidade, como motoristas de aplicativo, de táxi e de ônibus, por exemplo, mas estaria aberto também para o restante da população. Segundo o secretário, seria possível, por exemplo, comunicar problemas de sinalização e sincronia de semáforos através de um canal direto com a Secretaria. A ideia foi sugerida por um ouvinte da rádio durante a entrevista na última quinta-feira, dia 7.

De acordo com o secretário, a supervisão da sociedade tende a favorecer o trabalho da gestão pública. “É uma excelente sugestão. As pessoas estão no dia a dia, como os motoristas de aplicativo por exemplo, rodando por toda a cidade, e podem observar às vezes um semáforo sem sincronia ou uma sinalização errada.”

O secretário sugeriu ainda que o canal de comunicação com a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) pode ser uma plataforma virtual onde o capixaba teria a opção de se cadastrar e pontuar as informações sobre o trânsito de Vitória. A ação pode ser vista como uma retomada de diálogo com moradores da capital, caminho apontado pelo prefeito Lorenzo Pazolini em seu discurso de posse, quando criticou a falta de diálogo da gestão anterior com a população.

Semáforos

Também durante a entrevista, o secretário falou sobre um dos principais vilões dos que transitam de carro por Vitória. Segundo Mariano, o sistema semafórico passará por ações imediatas nos primeiros meses do ano. Equipes da Setran irão circular pela cidade para verificar a sincronização dos semáforos e para restabelecer eventuais desconexões com a central semafórica.

“Um problema recorrente no trânsito da capital é que temos três controladores semafóricos de marcas diferentes, e temos ainda uma diferença pelas ruas de semáforos de três tempos funcionando em conjunto com outros de dois tempos. Isso requer um plano de mobilidade de médio e longo prazos”, detalhou Mariano.

O secretário acrescentou ainda que além da sincronização dos semáforos, ao longo da gestão, aplicará tecnologia com câmeras que farão a leitura de fluxo de veículos em determinados pontos do trânsito da cidade.

Linha Verde

Além do ajuste nos semáforos, a Linha Verde, na Praia de Camburi, será extinta ainda neste mês de janeiro, segundo o secretário Alex Mariano. A via foi criada em 2018 e é exclusiva para ônibus, vans, táxis e veículos com três ou mais passageiros.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Vacinas vindas da Índia serão enviadas a Estados a partir de sábado

Dia a dia

Sesa encaminha nova remessa de vacinas contra a covid-19 para municípios

Mundo

Argentina produz vacina de Oxford, mas contrato impede venda de doses para o Brasil

País

Covid levou quase 40 mil trabalhadores formais a pedir auxílio-doença em 2020