Secretaria da Saúde proíbe passeatas e comícios em todo o Espírito Santo
O secretário da Saúde frisou que o comportamento das campanhas eleitorais não estavam respeitando o decreto de distanciamento social

A Secretaria da Saúde proíbe eventos presenciais de campanhas políticas que provoquem aglomeração como passeatas, bandeiraços e comícios a partir desta quarta-feira (4) em todo o Espírito Santo. O anúncio foi feito durante um pronunciamento do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
O secretário frisou que o comportamento das campanhas eleitorais não estavam respeitando o decreto de distanciamento social do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), no que diz respeito a diversas atividades que promoviam aglomeração.
A Secretaria da Saúde atualizou notas técnicas da Vigilância Sanitária para que junto com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) de maneira explícita e clara as atividades de campanha que levam aglomeração de pessoas fossem terminantemente proibidas em todo território capixaba. Ontem, a determinação do TRE-ES falava em proibição de eventos de campanha apenas para municípios em risco moderado ou alto. Mas agora a restrição vale para todo o território capixaba.
“Não queremos deixar dúvidas e queremos alertar toda a sociedade que o comportamento social, principalmente das organizações sociais ou políticas que levam a aglomeração de pessoas, colocam a vida da população em risco. E no momento que estamos vivendo dessa pressão da quádrupla de doenças sobre o sistema de saúde, não é possível tolerar qualquer tipo de indisciplina”, disse o secretário da Saúde.
A Secretaria da Saúde, TRE-ES, Secretaria de Segurança Pública e órgãos de controle vão monitorar de maneira multidisciplinar o comportamento dos partidos políticos durante as campanhas.