Sebastião Melo vence Manuela D'Ávila e será prefeito de Porto Alegre - ES360

Sebastião Melo vence Manuela D’Ávila e será prefeito de Porto Alegre

Deputado estadual do Rio Grande do Sul vence eleição na capital gaúcha contra Manuela D'Ávila, do PC do B; ele vai suceder o atual prefeito, Nelson Marchezan (PSDB), derrotado no 1º turno

Deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, Sebastião Melo (MDB) será o novo prefeito da capital gaúcha. Foto: Joel Vargas/ALRS
Deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, Sebastião Melo (MDB) será o novo prefeito da capital gaúcha. Foto: Joel Vargas/ALRS

 

Deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, Sebastião Melo (MDB) venceu a eleição para a prefeitura de Porto Alegre neste segundo turno.

Com 97,79% das seções apuradas, Melo está matematicamente eleito com 54,6% dos votos válidos, contra 45,5% de sua oponente, Manuela D’Ávila(PC do B). A votação na capital gaúcha também teve um alto índice de abstenções, na casa de 32,8%.

Os dois fizeram uma campanha marcada por temas da cidade e pela discussão do racismo, especialmente após a morte de João Alberto Freitas em uma filial do supermercado Carrefour na cidade.

Durante o primeiro turno, Manuela liderava, enquanto Melo disputava com o atual prefeito, Nelson Marchezan (PSDB) e o ex-prefeito José Fortunati (PTB) para ver quem iria ao segundo turno. A desistência de Fortunati a poucos dias do primeiro turno impulsionou a campanha de Melo, que substituirá Marchezan a partir do dia 1º de janeiro de 2021.

A vitória de Melo trouxe um cenário diferente do mostrado na última pesquisa Ibope divulgada na noite do sábado, 28. No levantamento, Manuela tinha 51% dos votos válidos e Melom 49%. Nas intenções de voto, quando são computados os indecisos, brancos e nulos, ela tinha 45% e Melo, 43%. A pesquisa, que ouviu 805 pessoas nos dias 27 e 28, foi contratada pela RBS TV, tem margem de erro de 3 pontos porcentuais, nível de confiança de 95% e registro no TRE: RS-05561/2020.

Estadão Conteúdo


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Mundo

Bolsonaro envia carta a Biden e fala em parceria por proteção ao meio ambiente

Dia a dia

Casagrande: 70 mil doses da Coronavac devem chegar ao ES no início de fevereiro

Mundo

Em discurso como presidente, Biden pede união nacional e alerta para a covid-19

Mundo

Biden promete derrotar ‘terrorismo doméstico’ e ‘supremacismo branco’