Saúde vai rastrear dados de infectados que viajaram para o ES - ES360

Saúde vai rastrear dados de infectados que viajaram para o ES

A previsão é que no mês de março a integração seja iniciada como parte da estratégia de prevenção à disseminação da covid-19

Passageiros e funcionários circulam vestindo máscaras contra o novo coronavírus (Covid-19) no Aeroporto Internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Aeroporto. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

Em meio à segunda onda da covid-19 e com a proliferação das novas variantes do coronavírus, a Secretaria do Estado de Saúde (Sesa) pretende criar barreiras tecnológicas para um monitoramento de possíveis infectados pelo vírus e os seus contatos. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (12) dada pelo secretário da Saúde, Nésio Fernandes.

Segundo a Secretaria da Saúde, nesta fase da pandemia não serão restabelecidas barreiras sanitárias físicas em aeroportos e rodovias do estado. A estratégia a ser adotada pelo Estado será a criação de barreiras sanitárias tecnológicas. A previsão é que no mês de março a integração seja iniciada como parte da estratégia de prevenção à disseminação da covid-19.

O secretário explicou que um sistema de cruzamento de informações está em desenvolvimento para a interligação de dados de companhias aéreas e transportes rodoviários para monitorar pacientes com a covid-19, diagnosticados por meio de testagem RT-PCR. A expectativa é que, até o final do mês, seja possível identificar esses passageiros e orientar as pessoas que tiveram contato com estes turistas.

O assunto foi tratado em reunião da Secretaria de Saúde com as companhias de transportes aéreo e terrestre. “Todas concordaram em colaborar para construir uma aplicação capaz de cruzar todos os pacientes que testarem positivo com pessoas que vieram para o Espírito Santo. Até o final de fevereiro, teremos essa integração madura para a partir de março cruzar essas informações”, explicou.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Governo fecha contrato para compra de vacinas da Pfizer

Dia a dia

Paciente transferido de Santa Catarina chega ao ES

Política

Casagrande é pré-candidato à presidência, diz PSB

Dia a dia

Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência