Sarampo: crianças de 6 a 11 meses devem ser vacinadas - ES360

Sarampo: crianças de 6 a 11 meses devem ser vacinadas

A recomendação da Sesa foi após a confirmação do primeiro caso da doença no Espírito Santo, neste ano. A paciente diagnosticada é moradora de Cariacica

Crianças de 6 a 11 meses de idade que forem levadas para qualquer município da Grande Vitória devem ser vacinadas contra o sarampo com, pelo menos, 15 dias de antecedência ao deslocamento. A recomendação foi feita após a Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) confirmar o primeiro caso da doença no Espírito Santo, neste ano. A paciente diagnosticada é moradora de Cariacica.

A vacina também deve ser aplicada nas crianças da mesma faixa etária que já estejam em algum município da Grande Vitória. A orientação foi feita pelo Ministério da Saúde, informou a Sesa.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cariacica, Carine Christi, o município recebeu, ontem, a notificação de um novo caso de sarampo que está sob investigação.
“Surgiu mais um caso que está sendo investigado. Até agora, tivemos seis notificações. Desses, quatro já foram descartados, um foi confirmado e temos esse novo que ainda está sob suspeita”, disse.

Carine Christi também afirmou que os procedimentos da Secretaria de Saúde de Cariacica foram alterados após a confirmação de que uma moradora da cidade contraiu a doença.
“Ampliamos a aplicação da vacinação tríplice viral de segunda a sexta. Antes, nós oferecíamos na segunda, na quarta e na sexta. Também reativamos três salas de vacinas que estavam fechadas.”

O Espírito Santo teve o primeiro caso de sarampo confirmado em 2019 nesta semana. Uma jovem de 19 anos, moradora de Nova Rosa da Penha I, em Cariacica, foi diagnosticada com a doença após ter viajado para São Paulo no fim de julho, onde foi infectada. Ela já está curada e passa bem.De acordo com o último boletim da Sesa, das 66 notificações de casos suspeitos de sarampo, 63 foram descartados. Ainda há dois sob investigação.

Mais notícias
Dia a dia

ES vai fazer convênio com laboratórios para ampliar testagem de covid-19

Dia a dia

Greve do lixo: Justiça aplica multa e ordena condução de sindicalistas pela polícia

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo tem 27 óbitos e 1.072 casos em 24 horas

Dia a dia

Espírito Santo aumenta de novo número de leitos de UTI para covid-19