Saldanha da Gama será sede da Fapes, terá museu virtual e espaço gastronômico - ES360

Saldanha da Gama será sede da Fapes, terá museu virtual e espaço gastronômico

Prédio foi cedido pela prefeitura de Vitória ao governo do Estado, que vai reformar o espaço para ser sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo

Após ser assumido pelo governo do Espírito Santo o Saldanha da Gama, no Forte São João, em Vitória, será reformado para ser sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Além disso, no espaço haverá um museu virtual e um espaço gastronômico. A permuta do Saldanha entre o governo e a prefeitura de Vitória foi aprovada pela Assembleia Legislativa no início do mês.

Segundo a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), os próximos passos para finalizar a permuta são a publicação da lei pelo Estado, a lavratura das escrituras e o registro dos imóveis. Já a prefeitura de Vitória informou que a escritura pública de permuta será assinada até o fim do mês.

Somente após a conclusão dessas etapas é que poderão ser iniciadas as obras de reforma do Saldanha. A permuta com a prefeitura de Vitória foi de um imóvel do Estado, onde funcionava a Ciretran, localizado na avenida Carlos Moreira Lima, em Bento Ferreira, onde será a nova sede da Defesa Civil de Vitória, segundo informou a prefeitura.

A Fapes atualmente funciona em salas alugadas de um edifício na Mata da Praia e irá para o Saldanha depois de concluídas as obras. O museu virtual e espaço gastronômico previstos serão abertos ao público e têm o objetivo de integrar cultura, inovação e turismo.

Em 2018, a antiga sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama chegou perto de ser doada para a Fecomércio (Federação do Comércio no Espírito Santo). Porém, a instituição desistiu de assumir o espaço


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Vila Velha e Serra entram para risco moderado de covid-19

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo tem 17 mortes e 1.773 casos em 24 horas

Dia a dia

Governo do Estado anuncia nova ampliação de leitos para covid-19

Dia a dia

Condomínios contratam empresas para recolher lixo durante greve de motoristas