Saiba quantas pessoas serão vacinadas contra a covid-19 neste primeiro lote - ES360

Saiba quantas pessoas serão vacinadas contra a covid-19 neste primeiro lote

As 101.320 doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde da vacina CoronaVac serão suficiente para a vacinação de apenas 48.246 capixabas do grupo prioritário

Laboratório indiano faz acordo para entregar vacina contra a covid-19 ao SUS e à rede privada
Vacina contra a covid-19. Foto: Divulgação

O lote inicial de 101.320 doses da Coronavac que teve seu uso emergencial aprovado no domingo (17), e chegou ao Espírito Santo nesta segunda-feira (18), será suficiente para a vacinação de 48.246 capixabas, integrantes do chamado grupo prioritário. Não há previsão de data para o recebimento de mais doses. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde.

A pasta optou por seguir o plano de vacinação nacional e priorizar trabalhadores da área da saúde que atuam na linha de frente, grupo estimado em 42.273; pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência (2.970); pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas (210) e indígenas aldeados (2.793).

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, destacou que, na segunda etapa da primeira fase da vacinação (ainda sem data prevista ou definida), serão acrescidos o público idoso acima dos 75 anos não institucionalizados (155.760 capixabas).

Distribuição da vacina no estado

As 101.320 doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde da vacina CoronaVac foram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde, em Vitória. Nesta terça-feira (19), as doses foram destinadas às Centrais Regionais de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus para distribuição aos municípios capixabas, que iniciaram a distribuição aos municípios do interior do estado. Também nesta terça, os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra receberam as doses para iniciar a campanha.

O Governo do Estado investiu na compra de 80 equipamentos de refrigeração que serão distribuídos aos municípios capixabas. Além disso, realizou adaptação nos caminhões frigoríficos e furgões das Regionais de Saúde com novo isolamento térmico e climatização, que estão prontas e serão utilizados para a logística de distribuição.

Primeira vacinada no Espírito Santo

O Espírito Santo deu início à primeira etapa da vacinação contra a covid-19 nesta segunda-feira (19). Em uma cerimônia no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, a técnica em enfermagem Iolanda Brito, de 55 anos, entrou para a história do estado como a primeira pessoa a receber o imunizante. Dona Iolanda atua há oito anos nos hospitais Dório Silva e Jayme Santos neves. Antes trabalhava com serviços gerais, mas sempre sonhou em atuar na área de saúde.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Justiça do Trabalho determina fim da paralisação dos rodoviários

Dia a dia

Maiores de 30 anos serão vacinados com doses compradas pelo ES

Dia a dia

ES tem 26 pessoas fora de casa por causa da chuva

Política

Defesa de Lula: Sustentamos a incompetência da Justiça Federal do PR desde início