Saiba qual chá é indicado para cada hora do dia - ES360

Saiba qual chá é indicado para cada hora do dia

A nutricionista Ewillyn Zanol ressalta que, independentemente da hora, eles ajudam no processo digestivo e proporcionam bem-estar

Chá; bebida; saúde. Foto: Pixabay
Chá; bebida; saúde. Foto: Pixabay

 

Tomar chá pode influenciar a sua rotina, seja para trazer energia de manhã, uma revigorada no meio da tarde ou aquele relaxamento gostoso antes de dormir. Os chás são conhecidos por serem bons acompanhantes a qualquer momento do dia, variando nos sabores e, às vezes, nas propriedades nutricionais. A nutricionista Ewillyn Zanol ressalta que independentemente da hora, eles ajudam no processo digestivo e proporcionam bem-estar.

Como a manhã é o período em que o corpo está mais lento e precisa de estímulos, a nutricionista frisa que os chás indicados são aqueles que proporcionam maior disposição após consumidos. Dentre eles, se destacam o chá preto, chá mate, chá verde, chá branco e hibiscus. Essa variedade é estimulante e termogênica, deve ser ingerida uma hora antes ou depois da alimentação para que não interfira na absorção dos nutrientes dos alimentos pelo corpo. Portadores de doenças cardiovasculares precisam ter cautela na ingestão desse tipo de chá.

Após o almoço o corpo ainda está no processo de reter nutrientes e digerir o alimento. Dessa forma, é interessante investir em ingredientes que ajudem nesses processos, como o caso do chá de alecrim, boldo, chá de hortelã e erva doce. Ao longo do dia uma boa opção são os chás de frutas, que têm um sabor mais agradável. Também podem ser usados no preparo de outros chás para amenizar o sabor marcante, como do chá verde.

Segundo Ewillyn, os chás também podem ser ingeridos à noite e auxiliar no descanso. Depois de um dia cansativo que exigiu muito do corpo, o ideal é que haja momentos de tranquilidade para relaxar antes de dormir. Os chás mais adequados para esse horário precisam ser compostos de propriedades calmantes, que aliviam o estresse e a ansiedade. Uma boa pedida são chá de camomila, melissa, passiflora e mulungu.

Dicas

Ewillyn Zanol recomendar evitar o consumo de chá após a prática de atividade física. “O ideal é que a pessoa não faça a ingestão de chás imediatamente após treino de força. Os chás são poderosos antioxidantes e têm um efeito anti-inflamatório. Precisamos lembrar que a inflamação que a atividade física gera é importante, já que é a recuperação a essa inflamação que vai gerar resultado, como ganho de massa”, explicou.

Diferenças na prepação

Em geral, as bebidas feitas à base de ervas em água fervente são chamadas de chás, mas na verdade existe diferença entre elas: os chás são as bebidas feitas apenas a partir da planta Camellia sinensis. Basta adicionar as folhas de chá verde, por exemplo, numa xícara de água fervente e deixar repousar por 3, 5 ou 10 minutos. Depois é só tampar o recipiente e deixar amornar, coar e tomar ainda morno.

Assim, todas bebidas feitas a partir de outras plantas, como camomila, cidreira, dente-de-leão e hortelã são chamadas de infusões, e todas as preparadas com o caule e as raízes são chamadas de decocção. É quando as partes da planta são fervidas juntamente com a água, durante 10 a 15 minutos.

A infusão é o preparo do chá em que as ervas ficam na xícara e a água fervente é jogada sobre elas, deixando a mistura descansar por 5 a 15 minutos, de preferência tampada para abafar o vapor.

Saquinho ou planta?

A nutricionista reforça que o ideal é que o preparo da infusão ou decocção seja feito a partir de plantas, preferencialmente orgânicas, umas vez que os benefícios serão melhor extraído.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Esportes

Investigado, médico de Maradona se defende das acusações: ‘Fiz o melhor que pude’

Eleições 2020

TSE: 604.098 mil justificaram ausência via e-Título

Eleições 2020

Bolsonaro questiona urna eletrônica e ironiza ‘voto por celular’

Dia a dia

‘Novatos’ enfrentam velhos conhecidos no 2º turno na Grande Vitória