Saiba os segredos para passar no Ifes - ES360

Saiba os segredos para passar no Ifes

Unipró. Metodologia certeira utilizada pela instituição, preparo psicológico e apoio dos pais são pontos fundamentais para fazer uma boa prova. Confira mais dicas

Dos alunos que fizeram Unipró em 2019, 350 foram aprovados no Ifes. Desses, 44 passaram em primeiro lugar. Foto: Divulgação
Dos alunos que fizeram Unipró em 2019, 350 foram aprovados no Ifes. Desses, 44 passaram em primeiro lugar. Foto: Divulgação

O 9º e último ano do ensino fundamental chegou! Além de todos os desafios e incertezas do ápice da adolescência, é hora de começar a pensar em um período que será definitivo para o início da vida profissional: o ensino médio. A alternativa que contempla ensino de alta qualidade, custo zero e a possibilidade de entrar no mercado mais cedo são os Institutos Federais, que unem o ensino tradicional com o profissionalizante. A boa notícia para os capixabas é que cinco Ifes (Institutos Federais do Espírito Santo) estão na lista dos 10 melhores do Brasil.

Se estudar no Ifes é o sonho do aluno, é preciso se preparar. Com provas cada vez mais concorridas, o Vest-Ifes é, na maioria das vezes, o primeiro concurso da vida do adolescente. Por isso, além de esforço acadêmico, é preciso preparo psicológico. Márcia Daniela, coordenadora pedagógica da Unipró, curso que preparou os primeiros lugares do Ifes dos últimos 10 anos, explica que planejamento, estratégia de estudos e apoio dos pais são imprescindíveis nessa empreitada.

“Cada aluno precisa de um cronograma de estudos personalizado. Para cada um, uma matéria é considerada mais importante. O segredo é sempre começar pela disciplina que se tem mais dificuldade e direcionar o cronograma para ela, porque é essa que vai abrir ou fechar a porta do Ifes para você”, aconselha Márcia Daniela.

Segredo

A Unipró também oferece orientação para os pais dos alunos, para que eles saibam como cobrá-los de uma maneira motivadora. Foto: Divulgação
A Unipró também oferece orientação para os pais dos alunos, para que eles saibam como cobrá-los de uma maneira motivadora. Foto: Divulgação

Como a prova do Ifes cobra conteúdos de todo o ensino fundamental 2, apenas se dedicar a fazer um bom 9° ano na escola não é o suficiente. A melhor alternativa é investir em um curso preparatório. Com 25 anos de história, a Unipró é considerada um “fenômeno” quando o assunto é Ifes. No último vestibular de início do ensino médio, foram 350 alunos aprovados e 44 primeiros lugares.

O principal diferencial é a metodologia. “Nosso curso possui uma equipe de professores especialistas e materiais diferenciados. Os alunos recebem três apostilas: apostila de Teoria, que contém uma revisão geral dos conteúdos do 6º ao 9º ano, cobrado no edital do Ifes, destacando os conteúdos que mais aparecem nas provas. A apostila de Fixação e Aprofundamento, que possui 900 exercícios, para que o aluno resolva em casa durante o ano e as respostas comentadas ficam disponíveis no site da Unipró. Há também a Coletânea, que contém as 5 últimas provas do Ifes, essa apostila é fundamental nos meses que antecedem ao Vest-Ifes”, explica a coordenadora.

Além da parte prática, há dois pontos na metodologia que fazem a diferença no processo de preparação. A Unipró oferece aos alunos um trabalho de orientação. É feito um cronograma individual com o tempo de estudo adequado para cada matéria. Além disso, também é oferecida uma orientação para os pais, para que eles saibam como cobrar o aluno de uma maneira motivadora.

“Uma novidade é a ferramenta Unipró On. Uma plataforma online na qual os alunos poderão assistir dicas e aulas a qualquer momento. Se estiver tentando resolver uma questão e tiver dúvidas, por exemplo, pode reassistir a aula daquele conteúdo”, revela Márcia Daniela.

Metodologia

O curso é dividido em 3 apostilas:

1. Revisão – Essa apostila revisa todo o conteúdo aprendido do 6º ao 9º que é cobrado pelo Ifes, com destaque para o que é mais relevante.

2. Fixação e aprofundamento – Possui 900 exercícios que devem ser resolvidos em casa. As respostas comentadas ficam disponíveis no site da Unipró, mas o aluno também pode tirar dúvidas com os professores.

3. Reta Final – É uma coletânea com as 5 últimas provas do Ifes e deve ser bastante explorada nos meses que antecedem o vestibular.

Caminho de grandes oportunidades na vida

Professor do Ifes durante 22 anos e fundador da Unipró, Jaime Regatieri conhece de perto a diferença de estudar em um Instituto Federal. “Quando me aposentei, percebi que dei aula para 10 mil alunos e todos eles estavam empregados. Resolvi usar meu conhecimento a respeito da instituição para preparar estudantes para o melhor ensino médio do país”, afirma.

Ele explica as vantagens do Ifes sobre uma escola regular em duas partes: “primeiro, o ensino básico é feito com muita qualidade, na maioria das vezes, por professores doutores. Segundo que, por conta do técnico, o aluno já sai com uma profissão, preparado tanto para prestar vestibular para uma faculdade federal, quanto para ingressar no mercado de trabalho. É questão de escolha”, pontua o fundador da Unipró.

História

A Unipró foi criada no dia 15 de outubro de 1995 (Dia do Professor) e começou a funcionar no ano seguinte. Seu fundador, o professor aposentado Jaime Regatieri, trabalhou por 25 anos no Ifes, onde lecionou a disciplina de Matemática para mais de 10 mil alunos.

Bolsão

As inscrições para o bolsão na Unipró estão abertas até quinta-feira, dia 13, em todas as unidades do curso preparatório. As provas acontecem no domingo, dia 16 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.cursosunipro.com.br ou pelo Facebook /cursosunipro ou Instagram @cursosunipro

Mais notícias
Dia a dia

Suspeito de comandar ataques em Vitória é preso

Dia a dia

Motoristas de aplicativo protestam em Vitória

Dia a dia

Carnaval: vias serão interditadas no Centro de Vitória

Bem-estar

Sinal verde para o bloco da saúde


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *