Robô Perseverance, da Nasa, pousa em Marte em busca de sinais de vida - ES360

Robô Perseverance, da Nasa, pousa em Marte em busca de sinais de vida

Veículo exploratório foi criado com objetivo de compreender a geologia do planeta vermelho; decolagem da Terra foi há sete meses

Após sete meses o rover Perseverance da NASA pousou com sucesso em Marte na tarde desta quinta-feira, 18. (Foto: Reprodução/NASA)
Após sete meses o rover Perseverance da NASA pousou com sucesso em Marte na tarde desta quinta-feira, 18. (Foto: Reprodução/NASA)

Quase sete meses depois de decolar da Terra, a espaçonave Rover Perseverance pousou no final da tarde desta quinta-feira, 18, em Marte. A missão americana, da Nasa, vai buscar sinais de vida no planeta vermelho – para isso, o robô vai recolher amostras de rochas e sedimentos marcianos e trará de volta para a Terra pela primeira vez na história.

Todos os cronogramas foram cumpridos conforme o previsto pela agência americana. A espaçonave deixou a Terra no dia 30 de julho e pousou na cratera Jezero. No local escolhido, há cerca de 3 a 4 bilhões de anos, havia um imenso lago, em uma área de 500 quilômetros quadrados.

Os sete minutos finais antes do pouso correram sob tensão. Em silêncio, cientistas em uma sala acompanhavam o minuto a minuto da aproximação da espaçonave ao planeta vermelho. Às 17h48, o Perseverance entrou na atmosfera de Marte sob aplausos. Vieram os minutos finais – eles são considerados os mais difíceis, pois é preciso que a espaçonave diminua a velocidade para fazer o pouso.

O para-quedas foi aberto: mais apreensão e contagem regressiva na tela. Um monitor mostrava a projeção do Perseverance se aproximando do alvo, a cratera Jezero. Houve silêncio dos cientistas da Nasa até as palmas finais, pelo pouso histórico.

O Perseverance irá perfurar as rochas, procurando material orgânico para ser coletado. Não há pretensão de encontrar vida como a nossa em Marte (mamíferos, por exemplo), mas há a possibilidade de descobrir se já existiram colônias de bactérias (vida microbiana).

Veja a chegada da Perseverance à Marte na íntegra

Acompanhado pelo ministro Marcos Pontes.

Agência Brasil e Estadão Conteúdo


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES começa a vacinar idosos com idade entre 80 a 84 anos

Dinheiro

Receita recupera R$ 244 mi em impostos sonegados no ES

Dia a dia

Criminosos roubam pregos de sustentação de linha férrea em Cariacica

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência