Rigoni e mais seis deputados se dizem perseguidos por partidos - ES360

Rigoni e mais seis deputados se dizem perseguidos por partidos

Os parlamentares passaram a ser punidos pelas legendas desde que votaram a favor da reforma da Previdência, contra a orientação das siglas

Rigoni quer sair do partido, mas manter o cargo. Foto: Sérgio Francês
Rigoni quer sair do partido, mas manter o cargo. Foto: Sérgio Francês

Sete deputados do PSB e do PDT, entre eles o deputado Felipe Rigoni, pedem à Justiça Eleitoral o direito de deixarem os partidos, sem perder seus mandatos. As legendas passaram a punir esses parlamentares desde que eles votaram a favor da reforma da Previdência na Câmara, contrariando orientação das siglas. A principal alegação de defesa dos parlamentares é que as legendas fecharam questão antes do texto final sobre a reforma estar concluído.

O grupo é liderado pela deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), que revelou o processo para deixar o partido durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na segunda-feira. “Cada um sofreu perseguição na sua localidade, nos seus estados. Foram acusações nominais, foram ao rádio e à TV falar coisas horríveis e mentirosas sobre a gente. Agora, por que o PDT escolheu alguns cristos? Não é a gente que vai ter essa resposta”, disse ontem em entrevista coletiva sobre o tema.

Ela afirmou ainda que precisou pedir uma vaga ao PTB para seguir como relatora de projeto na Câmara, e também que propostas de sua autoria para o partido foram abandonadas, como a construção de um Código de Ética para o PDT. Tabata informou ainda não ter se decidido por um novo partido.

Os deputados Flávio Nogueira (PI), Marlon Santos (RS) e Gil Cutrim (MA), que atualmente são seus colegas no PDT, além dos deputados do PSB Rodrigo Coelho (SC), Felipe Rigoni (ES) e Jefferson Campos (SP) vão lhe acompanhar na decisão.

“Não tem como ficar num partido para que os deputados votem a cabresto”, disse Marlon Santos. As ações na Justiça serão individuais.

Estadão conteúdo

Mais notícias
Dia a dia

ES é atingido por 11 mil raios; chuva continua até terça

Mundo

Araújo é advertido ao não usar máscara em encontro em Israel

Dia a dia

Covid: ES registra 14 mortes e 673 casos neste domingo

Dia a dia

Covid: Morre primeiro paciente transferido de SC para o ES