PSB, Cidadania e Republicanos são os partidos que mais elegeram prefeitos no ES - ES360

PSB, Cidadania e Republicanos são os partidos que mais elegeram prefeitos no ES

Já o PT, até o momento, não conseguiu eleger nenhum candidato ao executivo; o partido disputa o segundo turno em Vitória e em Cariacica

A arte de administrar uma campanha eleitoral. Foto: Nelson Jr./ASICSTSE
Urna eletrônica. Foto: Nelson Jr./ASICSTSE

 

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) é o partido que mais elegeu prefeitos no primeiro turno das eleições municipais no Espírito Santo. Cidadania e Republicanos também se destacaram nas 74 cidades capixabas em que os eleitores decidiram seus representantes neste domingo (15). Já o PT, até o momento, não conseguiu eleger nenhum candidato ao executivo. O partido disputa o segundo turno em Vitória, com João Coser, e Cariacica, com Célia Tavares. Também haverá segundo turno na Serra e em Vila Velha.

O PSB, partido do governador Renato Casagrande, elegeu 13 prefeitos, o equivalente a 17,56% das prefeituras capixabas que decidiram a eleição no primeiro turno. O partido levou nas cidades de Alfredo Chaves, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Divino de São Lourenço, Fundão, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Muqui, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado e Vila Pavão.

Cidadania e  Republicanos venceram a disputa em nove cidades, ou seja, cada partido elegeu 12,16% dos prefeitos do estado. O Cidadania vai assumir em Águia Branca, Aracruz, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Jaguaré, Piúma, Pinheiros e Venda Nova do Imigrante.

Já o Republicamos teve prefeitos eleitos em: Guaçuí, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, João Neiva, Mimoso do Sul, Pedro Canário e Sooretama. Na sequência aparece o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com oito candidatos eleitos para prefeito, o que representa 10,81% das prefeituras do estado: Alto Rio Novo, Irupi, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Mucurici, Rio Bananal e Vargem Alta.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Progressistas (PP) conseguiram eleger seis representantes (8,1% cada). O Partido Social Democrático (PSD) aparece na sequência com cinco candidatos eleitos. Já o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) conseguiram quatro.

Em seguida aparece o Solidariedade, com três prefeitos eleitos, e o Partido Social Liberal (PSL) com dois. O Podemos, Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Social Cristão (PSC) e o Democratas (DEM) conseguiram eleger um prefeito cada.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Mês de homenagens marca festividades de aniversário da Maranata

Dia a dia

Casagrande recebe vice-presidente Mourão no Palácio Anchieta

País

Anvisa deve autorizar uso emergencial de vacinas contra a covid-19

Dia a dia

Vídeo: Bolsonaro recebe Meneghelli e ‘veste a camisa’ de Colatina