Nova procuradora-geral de Justiça é eleita por governador do ES - ES360

Nova procuradora-geral de Justiça é eleita por governador do ES

Com 168 votos, Luciana foi a candidata mais votada na eleição para a lista tríplice. A decisão foi tomada pelo governador do estado

Nova procuradora-geral de Justiça, Luciana de Andrade. Foto: Hélio Filho
Nova procuradora-geral de Justiça, Luciana de Andrade. Foto: Hélio Filho

A promotora Luciana Gomes Ferreira de Andrade foi eleita, na tarde desta quarta-feira (25), pelo governador Renato Casagrande, para o cargo de procuradora-geral de Justiça do biênio 2020/2022.

Com 168 votos, Luciana foi a candidata mais votada na eleição para a lista tríplice, realizada na última sexta-feira (20). A posse está prevista para o dia 04 de maio.

A lista tríplice também era formada pelos promotores Marcello Souza Queiroz e Adelcion Caliman, que receberam 146 e 110 votos, respectivamente. O antigo promotor de Justiça Luciano da Costa Barreto também participou da eleição, mas não conseguiu atingir o pleito necessário.

 A nova procuradora-geral de Justiça agradeceu ao governador e à classe ministerial pela nomeação e pela votação.
“Agradeço ao governador do Estado, Renato Casagrande, pela escolha do meu nome e pela confiança em mim depositada. Vamos fazer o nosso trabalho, com o viés de elevar ainda mais o papel do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) na defesa da sociedade capixaba, em tudo aquilo que abrange o trabalho institucional. Quero também agradecer aos colegas, promotores e procuradores de Justiça, que acreditam na nossa proposta e dizer que farei o que estiver ao meu alcance para que tenhamos uma instituição cada vez mais forte e representativa”, ressaltou Luciana Andrade, que é a atual secretária-geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça e coordenadora da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) do MPES.
Currículo
Luciana Gomes Ferreira de Andrade, brasileira, natural de Taubaté-SP, nascida em 09 de dezembro de 1975 (44 anos), casada e mãe de dois filhos. Possui Graduação em Direito, pela Universidade de Taubaté-SP. Especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, MBA do Programa de Po´s-Graduac¸a~o da Fundac¸a~o Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Financ¸as (Fucape), em Gestão do Desenvolvimento Sustentável nas Organizações e Mestra em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha, cujo trabalho de conclusão versa sobre o sistema prisional feminino capixaba e a ótica da equidade de gênero.
Iniciou a carreira no Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) em março de 2003, como promotora de Justiça Substituta na Promotoria de Justiça de Vila Velha. Atuou em várias comarcas do Interior do Estado, como Barra de São Francisco, Linhares, Aracruz, Montanha, Mucurici, Rio Bananal, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Vitória, Serra e Viana.
Em 2011, foi promovida, por merecimento, para atuar na entrância especial. Atualmente é titular na matéria de Execução Penal na Promotoria de Justiça Criminal de Viana.

 

 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES investiga se morte de paciente foi causada pelo coronavírus

Dia a dia

ES regulamenta doações para combate à covid-19

País

Veja como cada estado determina o isolamento

Dia a dia

Coronavírus: governo do ES distribui kits para municípios