Projeto Vale Música Serra fecha o ano de 2020 com série de concertos virtuais - ES360

Projeto Vale Música Serra fecha o ano de 2020 com série de concertos virtuais

Todos os espetáculos foram gravados por meio de plataformas online com a participação de regentes, professores e alunos

Concertos Virtuais Banda Sinfônica Vale Música - Cosmos. Foto: Reprodução
Concertos Virtuais Banda Sinfônica Vale Música – Cosmos. Foto: Reprodução

 

Após vários meses de aprendizagem remota, chegou a hora do Projeto Vale Música Serra exibir os resultados de sua programação pedagógica em 2020. Na próxima quinta (24/12), a série concertos virtuais será disponibilizada no site do Instituto Cultural Vale, reunindo cinco apresentações desenvolvidas pelas bandas, corais e orquestra que fazem parte do projeto. No mesmo dia, das 18h às 19h, será exibido um programa especial na TVE com o conjunto dos vídeos, que terá reprise na sexta-feira (25), no mesmo horário.

A série Concertos Virtuais marca o início das atividades comemorativas aos 20 anos do Projeto Vale Música no Espírito Santo. Todos os espetáculos foram gravados por meio de plataformas online com a participação de regentes, professores e alunos, tendo passado depois por um processo de edição até chegar ao formato final que será exibido ao público.

A programação passeia por diversos gêneros musicais como jazz, baião, pop, MPB e música clássica. O público poderá conferir o Concerto Viva Rita Lee, com o Coral Jovem, Coral Experimental e Coral de Empregados Vale; o Concerto Virtual Homenagem a Duke Ellington, com a Vale Música Jazz Band; o Concerto Brasileiríssimo, com a Orquestra Jovem Vale Música; o Concerto Cosmos: o Caos, o Acaso e o Trágico, com a Banda Sinfônica Vale Música; e o Concerto Natal Encantado, com o Coral Infantil Vale Música.

As versões ganharam arranjos inéditos para percussão, cordas, sopros e vocais, e todas as gravações foram feitas pelos alunos em suas próprias casas.

Orquestra em ritmo de baião

Um dos concertos inéditos é o “Brasileiríssimo”, idealizado com o objetivo de valorizar a música brasileira e de ampliar o conhecimento dos alunos e do público quanto à riqueza e à diversidade da MPB. Na gravação, a Orquestra Jovem Vale Música executa uma adaptação para orquestra do baião “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos/Anastácia), gentilmente cedida pelo maestro Modesto Flávio, um dos primeiros regentes a atuar no Projeto Vale Música.

Para o regente da Orquestra Jovem, Lucas Anizio, este reencontro proporciona lembranças afetivas que marcaram o início de sua carreira como aluno do Vale Música. “Logo no início do projeto, tive o privilégio de ser regido pelo maestro Modesto Flávio. Hoje tenho o privilégio de estar à frente do grupo como regente, com a incrível experiência de conduzir a mesma obra”, comenta Lucas. Na sua visão, produzir as gravações de forma remota em meio à pandemia representou um desafio: “A pandemia nos fez repensar e reconstruir tudo o que já estávamos habituados. Não tem sido um trabalho fácil; nós, músicos, somos da aglomeração, do olhar, do sentir e de ouvir o outro músico perto de nós. No entanto, mesmo à distância, continuamos com nosso trabalho de educação musical”.

Violoncelista da Orquestra Jovem Vale Música, Joyce Rodrigues observa que as aulas online proporcionaram novos horizontes aos alunos. “Conseguimos manter contato com professores e alunos dos núcleos do Vale Música de Belém e de Corumbá, trocando experiências e desafios durante a quarentena. Mesmo tão distantes permanecemos juntos, com o objetivo de fazer música, aprender e evoluir sempre”.

Para a Gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, os vídeos apresentados na série Concertos Virtuais representam a coroação de um ano inteiro de trabalho intenso, de adaptação e de superação de alunos e professores frente ao novo cenário imposto pela pandemia: “Ao longo de 2020, a rede colaborativa de ensino e aprendizagem que é o Programa Vale Música estabeleceu uma conexão ainda mais próxima, apesar do distanciamento social. Virtualmente, os estudantes elevaram sua percepção musical em um processo didático de excelência. É com alegria que vemos o encerramento deste ciclo, através dos vídeos produzidos e do crescimento de cada um dos nossos alunos”.

O Projeto Vale Música Serra integra o Programa Vale Música, iniciativa do Instituto Cultural Vale para formação musical presente no Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Atualmente o projeto atende a 200 alunos de 7 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, e a 70 alunos de 7 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música, no Parque Botânico Vale.

Acompanhe os Concertos Virtuais do Projeto Vale Música Serra:

Data: 24/12

Onde assistir: no site do Instituto Cultural Vale e no programa especial da TVE, na quinta-feira (24), das 18h às 19h, com reprise na sexta-feira (25), no mesmo horário


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Vitória entra em risco baixo para a transmissão da covid-19

País

Vacinas vindas da Índia serão enviadas a Estados a partir de sábado

País

Quem tem prioridade para ser vacinado no Brasil? Entenda a ordem da fila

Dia a dia

Covid-19: cai para o quatro o número de municípios em risco alto no ES