Professor da Ufes e do Ifes representará o ES na Academia Brasileira de Ciências - ES360

Professor da Ufes e do Ifes representará o ES na Academia Brasileira de Ciências

A votação aconteceu na quinta-feira, quando foram eleitos os membros titulares, correspondentes, colaboradores e afiliados

O professor do Programa de Pós-Graduação em Química da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e do Ifes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo), Wanderson Romão, foi eleito como membro afiliado da Região Nordeste e Espírito Santo da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A votação em Assembleia Geral Ordinária aconteceu na quinta-feira, 3, quando foram eleitos os membros titulares, correspondentes, colaboradores e afiliados. Os mandatos terão início no dia 1º de janeiro.

Conforme publicado no site da Academia, a categoria de membros afiliados foi criada em 2007 com o objetivo de incluir jovens pesquisadores promissores das seis regionais (Norte, Sul, Nordeste e Espírito Santo, Minas Gerais e Centro Oeste, Rio de Janeiro, São Paulo). Os cientistas de até 40 anos de idade são indicados e eleitos pelos membros titulares com atuação nas mesmas regiões e ficam vinculados à ABC por cinco anos.

O professor afirmou que recebeu a indicação como um reconhecimento pelos anos de dedicação à ciência. “Tenho 37 anos e trabalho como professor há quase dez, sendo oito anos no Ifes e desde 2011 na Ufes, onde sou líder de um grupo de pesquisa que está com uma produção muito grande nas áreas de segurança pública, petróleo, agronegócio e produtos naturais. Então, me sinto muito honrado de representar a ciência capixaba na Academia. Não tem realização maior para um cientista”, destacou.

Wanderson Romão. Foto: Reprodução/Ufes
Wanderson Romão. Foto: Reprodução/Ufes

Wanderson Romão é graduado em Química (bacharelado e licenciatura) pela Ufes, possui Mestrado em Físico-Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Ciências também pela Unicamp. O professor já foi homenageado com a Menção Honrosa em Reconhecimento às Contribuições ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Espírito Santo, prêmio concedido pelo Governo do Estado, e o Prêmio Destaque Forense de melhor artigo em Ciências Forenses no biênio 2014-2015, concedido pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Espírito Santo registra 13 mortes e 995 casos de covid-19 neste domingo

Dia a dia

Espírito Santo vai receber 100 mil doses das vacinas aprovadas pela Anvisa

Dia a dia

Em recado a Doria, Pazuello diz que não começa a vacinar com ‘jogada de marketing’

Dia a dia

Enfermeira Mônica Calazans de São Paulo é a 1ª vacinada contra covid-19 no Brasil