Primeiro lote de vacina acaba na sexta-feira em municípios da Grande Vitória - ES360

Primeiro lote de vacina acaba na sexta-feira em municípios da Grande Vitória

Vitória recebeu 4.769 doses do imunizante para vacinar profissionais da saúde e idosos residentes de instituições de longa duração

Vitória recebeu 4.769 doses da vacina contra o novo coronavírus. Foto: Jansen Lube/PMV
Vitória recebeu 4.769 doses da vacina contra o novo coronavírus. Foto: Jansen Lube/PMV

A primeira etapa da vacinação contra a covid-19 em Vitória e Cariacica, iniciada na manhã desta terça-feira (18), deve ser concluída ainda nesta semana. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Thais Cohen, o estoque da capital deve durar até sexta-feira (22). A mesma previsão é feita pela prefeitura de Cariacica. A etapa atual corresponde à primeira dose. Ela deverá ser recebida por cerca de 50 mil pessoas, principalmente profissionais de saúde e idosos, estes, em número bem menor. A segunda dose deverá ser aplicada daqui até 28 dias nas mesmas pessoas. No total, deverão ser usadas pouco mais de 100 mil doses da vacina.

A partir de agora, o estado fica na expectativa da liberação de um novo lote de 4,8 milhões de doses de Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A liberação depende de autorização da Anvisa e pode sair ainda nesta semana. Depois disso, há incerteza. O Butantan espera pela chegada de insumos da China, ainda sem data definida. E a Fundação Oswaldo Cruz, do Rio, anunciou nesta terça-feira, dia 19, o adiamento da entrega dos primeiros lotes produzidos por ela. Também por conta no atraso de insumos, vindos da China, ela só conseguirá entregar as vacinas em março. A promessa inicial era de entrega em fevereiro. Também não há certeza sobre a importação de dois milhões de doses de vacinas produzidas na Índia.

Grande Vitória

Segundo a prefeitura da capital, Vitória recebeu da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) 4.769 doses da vacina. Desse total, serão imunizados 4,1 mil profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus e 600 idosos. Ou seja, a capital deve vacinar em média 1.175 pessoas por dia.

Para garantir a eficácia total do imunizante, as pessoas já vacinadas deverão receber ainda uma segunda dose da vacina. De acordo com o prefeito Lorenzo Pazolini, o município receberá um novo estoque dentro de 14 a 28 dias. “Já há uma garantia de que receberemos um segundo lote, uma segunda remessa, para imunizar novamente essas pessoas”.

A Prefeitura de Cariacica prevê uma média de aplicação de 600 doses da Coronavac por dia, com isso, o estoque deve chegar ao fim ainda nesta sexta-feira. O município recebeu 2.156 doses do imunizante, que serão utilizados exclusivamente entre os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A partir desta terça-feira (19), cerca de 2,1 mil pessoas deverão ser imunizadas contra a covid-19 em Cariacica. Serão atendidos 100 idosos residentes de instituições de longa permanência e 2 mil profissionais da saúde. Ambos os públicos serão visitados pelas equipes de vacinação, sem a necessidade de deslocamento próprio.

Em Vila Velha, a vacinação também teve início nesta terça-feira e o primeiro local a ser contemplado foi a Casa Itaparica. A secretária de Saúde assegura que todas as instituições serão atendidas até a próxima sexta-feira (22).

Até o fechamento desta matéria, a prefeitura da Serra não respondeu sobre a duração da campanha.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Justiça do Trabalho determina fim da paralisação dos rodoviários

Dia a dia

Maiores de 30 anos serão vacinados com doses compradas pelo ES

Dia a dia

ES tem 26 pessoas fora de casa por causa da chuva

Política

Defesa de Lula: Sustentamos a incompetência da Justiça Federal do PR desde início