Primeira brasileira a receber plasma para tratar covid-19 tem alta - ES360

Primeira brasileira a receber plasma para tratar covid-19 tem alta

A mulher, de 65 anos, estava internada em estado grave por causa do vírus. Tratamento durou 40 dias

Paciente comemora sucesso do tratamento ao lado de cientistas. Foto: Divulgação/Hospital das Clínicas de São Paulo

A primeira paciente brasileira que usou plasma com anticorpos contra o novo coronavírus recebeu alta em São Paulo, nesta terça-feira (26). O tratamento teve duração de 40 dias e começou em 16 de abril, um dia após a mulher ser internada no Hospital Estadual de Serrana.

Aparecida de Lourdes Lima, de 65 anos, estava em estado grave por causa da covid-19. Ela recebeu mais duas infusões do material plasmático, nos dias 18 e 19 do mesmo mês, além da primeira dose.

O Hospital das Clínicas de São Paulo, responsável pela aplicação, pretende estender a pesquisa e realizar o tratamento em 45 pacientes internados em decorrência da doença.

Os cientistas acreditam que o plasma, composto por sais e vitaminas, pode ajudar um paciente doente por já conter anticorpos contra a infecção. “Essa pesquisa é baseada em experiências anteriores que, há mais de cem anos, identificaram que o plasma de convalescentes podia ser útil no tratamento de pessoas ainda durante a infecção. Este conceito é denominado transferência passiva de imunidade. Se a terapia funcionar, ela poderá fornecer os anticorpos necessários para aqueles que ainda não os têm em níveis capazes de protegê-los, levando a uma melhora dos sintomas e à diminuição do vírus no organismo”, explica Luiz Vicente Rizzo, diretor-superintendente de pesquisa do Hospital Albert Einstein, que está na linha de frente do estudo.

No Brasil, até esta terça, do total das 391.222 pessoas contaminadas por coronavírus, 158.593 se recuperaram.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Política

Bolsonaro acusa Doria de aumentar impostos na pandemia

Cult

Conselho de política cultural emite nota de repúdio contra vereador Luiz Emanuel

Eleições 2020

Pesquisa Futura: Coser, Gandini e Pazolini estão empatados em Vitória

País

Incêndio atinge hospital de Bonsucesso, no Rio