Praias terão mais banheiros e segurança neste verão - ES360

Praias terão mais banheiros e segurança neste verão

Em Vila Velha, áreas com risco de afogamento serão sinalizadas com bandeirinhas. Guarapari terá quiosques reformados

Banhistas contarão com mais banheiros, chuveiros e guarda-vidas. Foto: Chico Guedes
Banhistas contarão com mais banheiros, chuveiros e guarda-vidas. Foto: Chico Guedes

O verão na Grande Vitória terá novidades na segurança para os banhistas e aumento do número de banheiros e chuveiros.

A prefeitura de Vila Velha vai instalar bandeiras com cores diferentes para sinalizar locais com risco de afogamento e onde há correntes de retorno, por exemplo. A medida vai contemplar os 32 km de praias, com bandeiras a cada 400 metros. Nas praias de Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari, a previsão é de mais banheiros para atender aos turistas nesse período.

Os municípios também já estão contratando mais guarda-vidas para a temporada. Na Serra, o quantitativo vai aumentar de 46 para 92 a partir de 15 de dezembro. Em Vitória, serão 80 guarda-vidas, o dobro de hoje. Nas outras cidades, o número ainda está sendo definido.

Assim como nos últimos anos, os guarda-vidas em Vila Velha vão distribuir pulseirinhas de identificação para as crianças. A novidade, agora, é que elas também informarão o número do posto de guarda-vidas mais próximo de onde a criança está, para facilitar a localização.

Segundo a coordenadora de segurança aquática do município, Arlene Dutra, estão sendo adquiridas 12 mil pulseirinhas para uso durante o verão e ao longo do próximo ano. “Graças a essa iniciativa, cerca de 760 crianças foram encontradas neste ano pelos guardas e entregues aos pais em segurança”, explica.

Na Serra, a prefeitura também voltará a distribuir as pulseirinhas neste verão. Elas terão cores diferentes em cada praia. O secretário de Defesa Social, Maximiliano Werneck, diz que, além disso, haverá bases comunitárias da guarda próximo à orla para ampliar a segurança.

Para preparar as praias para o verão, a prefeitura de Vitória está reformando os deques e píeres da orla de Camburi e vai reforçar a quantidade de banheiros químicos na temporada em todas as praias, explica o presidente da CDV (Companhia de Desenvolvimento de Vitória), Leonardo Krohling.

Em Guarapari, a previsão é de quiosques e calçadão reformados e mais banheiros na Praia do Morro, que está passando por obras de reurbanização. Outras praias da cidade também terão reforço no número de sanitários, além de melhorias de infraestrutura.

A infraestrutura do verão

Serra

• Quiosques: são 60 no total.
• Banheiros: haverá banheiros químicos nos dias de shows e na Arena em Jacaraípe. O número não foi informado
• Chuveiros: serão 18 chuveiros em 9 pontos, sendo 5 pontos em Jacaraípe, dois em Manguinhos e dois em Nova Almeida
• Guarda-vidas: serão 92 a partir de 15 de dezembro. Hoje, há 46 atuando. O processo de contratação está em andamento
• Fiscalização: as ações para regularizar a situação de ambulantes já estão sendo intensificadas
• Programação: em definição. Haverá atividades esportivas e atrações musicais nos principais balneários da cidade
• Outras ações: em novembro, será lançado o edital de credenciamento de ambulantes para atuação nas praias durante o verão.
Onze praias já estão recebendo reforço em serviços de limpeza, ajuste de iluminação, poda de restinga, pintura de ciclovia e meio-fio

Vitória

• Quiosques: serão 10 quiosques na praia de Camburi (7 na altura de Jardim da Penha e Mata da Praia e três na região de Jardim Camburi). Ao todo, há 14 quiosques na praia, mas 4 estarão fechados. Curva da Jurema terá 11.
• Banheiros: 21 banheiros dos quiosques nas praias de Camburi e Curva da Jurema. Também haverá banheiros químicos, em quantidade a ser definida pela prefeitura de Vitória.
• Chuveiros: 27 chuveiros: 17 na praia de Camburi, 4 na Curva da Jurema, 3 na Praça dos Namorados, 2 na Ilha do Boi e 1 na Ilha do Frade.
• Guarda-vidas: serão 80, divididos em 14 postos. Hoje, há 40 atuando. O processo seletivo para novas contratações está aberto
• Fiscalização: a partir de novembro, haverá intensificação do trabalho de educação no trânsito, incluindo os patinetes, cujo uso deve receber nova regulamentação em breve. Também haverá fiscalização para evitar a atuação de ambulantes não cadastrados nas praias.
• Programação: a Arena de Verão promoverá atividades esportivas e culturais de 10 a 26 de janeiro.

Vila Velha

• Quiosques: são seis na Praia da Costa e 46 em Itaparica e Itapuã. Vale ressaltar que parte dos quiosques começa a ser demolida nesta semana para o início da construção de novos módulos. A prefeitura não informou, porém, quantos serão demolidos até o verão e quantos devem permanecer funcionando durante a temporada.
• Banheiros: 80 banheiros hidráulicos portáteis. Na virada do ano, o número aumenta.
• Chuveiros: 48 espalhados pela orla, que serão religados com a proximidade do verão.
• Guarda-vidas: 115 guarda-vidas. Haverá reforço, em quantidade a ser definida
• Fiscalização: a Secretaria Municipal de Postura e Trânsito vai conceder mais licenças para ambulantes e pontos fixos e intensificar a fiscalização nas orlas.
• Segurança: serão adquiridas 12 mil pulseirinhas de identificação para crianças, a serem distribuídas nas praias. A orla também será sinalizada com bandeiras nas cores verde, amarela, vermelho e preta indicando onde há risco de afogamento e se há presença de guarda-vidas
• Programação: ainda não definida.

Guarapari

• Quiosques: são 26 na Praia do Morro, 11 nas praias do Centro e dois em Santa Mônica.
• Banheiros: 20 no Centro, 42 na praia do Morro e quatro em Santa Mônica.
• Chuveiros: 15 no Centro e 12 na Praia do Morro.
• Guarda-vidas: 87 guarda-vidas no total.
• Fiscalização: A Secretaria Municipal de Postura e Trânsito vai conceder mais licenças para ambulantes e pontos fixos e intensificar a fiscalização nas orlas.
• Programação: Em definição. As atividades vão contemplar outras praias do município, além da Praia do Morro.
• Outras ações: As praias de Meaípe, Prainha e Praia do Morro estão recebendo obras. Em Meaípe, está sendo feita a construção do muro de contenção e reurbanização da orla. Na Prainha, reurbanização da orla e construção da pista de skate. E na Praia do Morro, reurbanização da orla, com reforma dos quiosques, construção de novos banheiros, reforma da ciclovia, do calçadão e paisagismo. As praias do Centro e Santa Mônica irão receber reparos.

Fontes: Prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari

Mais notícias
Dia a dia

Dicas para curtir o feriadão mesmo em dias chuvosos

Dia a dia

Mais de 400 pessoas deixam as casas após chuva no ES

Dia a dia

Fragmentos de óleo são encontrados em Jacaraípe

Dia a dia

Represa se rompe em Marechal Floriano