Portugal transfere pacientes de UTI com covid para a Áustria - ES360

Portugal transfere pacientes de UTI com covid para a Áustria

Nova onda da doença colocou o governo português no limite das suas capacidades hospitalares e no sábado (30), foram registrados 293 óbitos

Portugal irá transferir pacientes com covid-19 em cuidados intensivos para a Áustria. O anúncio foi feito neste domingo (31), pelo chanceler austríaco, Sebastian Kurz, ao afirmar que a decisão ocorre em sinal de “solidariedade europeia”.

“A pandemia do novo coronavírus representa enormes desafios para todos os países europeus. É uma exigência de solidariedade europeia para ajudar rapidamente e sem burocracia para salvar vidas”, escreveu o político conservador em sua conta no Twitter.

Kurz ofereceu a ajuda do governo austríaco, em conversa por telefone, ao primeiro-ministro português, Antônio Costa. Ele, porém, ainda não indicou quantos pacientes na UTI irá receber. A Áustria e a agência noticiosa Apa especificam que os dados serão divulgados pelas autoridades de saúde portuguesas. O chefe de governo austríaco lembrou que seu país já havia recebido pacientes da Itália, França e Montenegro para ajudá-los durante os picos da pandemia.

A nova onda da doença colocou Portugal no limite das suas capacidades hospitalares e no sábado, 30, foram registrados 293 óbitos. Desde o início da pandemia, mais de 12 mil mortes foram registradas, 5 mil delas apenas em janeiro.

A Áustria, por sua vez, está em seu terceiro bloqueio parcial desde 26 de dezembro, com lojas não essenciais fechadas e restrições de movimento. A medida permitiu reduzir as infecções para cerca de 1,5 mil por dia e o país de 8,9 milhões de habitantes tem uma incidência acumulada de 107 positivos por 100 mil habitantes em sete dias, o que liberou muitos leitos hospitalares. As mortes por covid-19 desde o início da pandemia ultrapassam 7,6 mil.

Estadão Conteúdo


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Justiça do Trabalho determina fim da paralisação dos rodoviários

Dia a dia

Maiores de 30 anos serão vacinados com doses compradas pelo ES

Dia a dia

ES tem 26 pessoas fora de casa por causa da chuva

Política

Defesa de Lula: Sustentamos a incompetência da Justiça Federal do PR desde início