Ponto de ‘lixo’ é transformado em mural de arte em Itararé - ES360

Ponto de ‘lixo’ é transformado em mural de arte em Itararé

O trabalho foi feito por seis mulheres, cinco artistas e uma moradora, com o objetivo de retratar a ocupação feminina nos espaços públicos

Muro ganhou novo visual no final de semana. Foto: Chico Guedes
Muro ganhou novo visual no final de semana. Foto: Chico Guedes

Um local que era ponto de lixo e entulhos e até evitado por moradores foi transformado em mural de arte e jardim, no bairro Itararé, em Vitória, no último fim de semana. Os grafites que agora colorem a rua Robert Kennedy foram feitos a partir de uma parceria da advogada Karla Coser com a comunidade e o projeto do próprio bairro “Beco Limpo em Cores”.

“Tenho família em Itararé e estou no bairro toda semana. Sempre ficava muito incomodada com a situação, pois além do lixo percebia que as mulheres sempre passavam correndo pelo local, com sensação de medo. Por isso, resolvi fazer uma arrecadação para embelezar o local”, disse.

O muro, antes da intervenção, era utilizado como ponto de lixo irregular. Foto: Reprodução
O muro, antes da intervenção, era utilizado como ponto de lixo irregular. Foto: Reprodução

Em uma semana foram quase R$ 5 mil arrecadados com mais de 90 doadores. Com o dinheiro, foram contratadas cinco artistas – todas mulheres – para fazer as pinturas. Uma moradora também ajudou nos grafites. Segundo Karla, a ideia de ter um trabalho feito por mulheres e que também as retratasse é uma forma de mostrar a ocupação delas nos espaços públicos.

No local também foi feito o plantio de grama e um jardim. Foram mais de 30 voluntários na ação, que reuniu moradores de bairros vizinhos. “A gente não tinha nem terminado de fazer e já tinha gente tirando foto do muro”, comemora Karla.

Mais notícias
Cult

Sem Spoiler: Malévola - Dona do Mal estreia nos cinemas

Política

AO VIVO: Em clima tenso, STF julga prisão após 2ª instância

Política

Recadastramento biométrico acontece em quatro cidades

Política

‘Se alguém grampeou, é uma desonestidade’, diz Bolsonaro sobre áudio vazado