Polícia Civil terá acesso ao banco de dados da Polícia Federal - ES360

Polícia Civil terá acesso ao banco de dados da Polícia Federal

Sistema vai auxiliar a polícia na investigação de 5 mil casos que estão parados no estado por falta de acesso a informações biométricas

Cerca de 5 mil casos que estão parados na PC (Polícia Civil), devido à falta de acesso a informações biométricas, têm agora a possibilidade de avançar. Um acordo de cooperação técnica assinado ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública vai possibilitar que peritos da PC tenham acesso ao banco de dados biométricos criminais da Polícia Federal.

A partir desse convênio, a perícia poderá comparar fragmentos de impressões digitais com o banco de dados do sistema federal, que inclui criminosos de todo o país, além de poder inserir dados e impressões digitais de criminosos do estado.

Segundo o superintendente da Perícia Técnica da PC, Renato Koscky, ao realizar a coleta de fragmentos de impressões digitais, essas informações são digitalizadas e inseridas no sistema Afis (sigla em inglês para Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais), que faz uma pesquisa no banco criminal, que permite comparação automática. Com a ajuda do sistema, o campo de busca diminui de 4 milhões para 20 mil.

O sistema funcionou no Espírito Santo de 2009 a dezembro de 2017, mas depois o acordo não foi renovado. Com isso, criou-se uma fila 3,5 mil boletins de identificação criminal para serem inseridos no sistema, além dos cerca de 5 mil casos parados.

A PC também pleiteia a aquisição de um sistema de identificação utilizado por outros estados, o Abis (sigla para Sistema Automatizado de Identificação Biométrica). Segundo Renato Koscky, a vantagem do sistema é identificar o criminoso que comete seu primeiro crime, além de armazenar dados de múltiplas biometrias, como impressão digital, face e voz. Ele também permite armazenar digitalmente todo o acervo das carteiras de identidade.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Governo fecha contrato para compra de vacinas da Pfizer

Dia a dia

Paciente transferido de Santa Catarina chega ao ES

Política

Casagrande é pré-candidato à presidência, diz PSB

Dia a dia

Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência