Pico do alto dos Pontões reserva beleza e aventura - ES360

Pico do alto dos Pontões reserva beleza e aventura

Comunidade ciclística de Mimoso do Sul. Foto: Arquivo pessoal
Comunidade ciclística de Mimoso do Sul. Foto: Arquivo pessoal

Nesses anos pedalando estive em lugares que nunca pensei visitar. E nesses passeios pude conhecer um pouco mais da história de algumas das nossas regiões, além da natureza encantadora que nosso estado oferece. Posso dizer que depois que comecei a pedalar, passei, também, a valorizar mais as belezas do nosso lugar. Nosso estado é lindo e isso nos faz querer conhecê-lo e explorá-lo cada vez mais, de preferência, pedalando.

Há alguns meses, a comunidade ciclística de Mimoso do Sul me convidou para fazer um passeio até o Pico do Alto Pontões, em Conceição do Muqui, distrito de Mimoso do Sul. Até então só tinha ouvido falar, mas depois de pesquisar ficou impossível não aceitar o convite.

Uma das belas vistas do distrito de Mimoso do Sul. Foto: Arquivo pessoal
Uma das belas vistas do distrito de Mimoso do Sul. Foto: Arquivo pessoal

Após definirmos a data, lá fui eu com alguns amigos em um lindo fim de semana, para mais uma e nova experiência. Saímos de carro de Mimoso do Sul em uma estradinha de asfalto típica de interior, sentido bairro Santo Antônio do Muqui. Uma subida estreita e íngreme e com vistas de prender a nossa atenção. Esse trecho acrescentaria algumas horas a mais se fôssemos pedalando e não tínhamos esse tempo. Eufóricos, após essa primeira etapa iniciamos o pedal rumo ao nosso objetivo.

O passeio já é lindo mesmo fazendo só o entorno do Pico dos Pontões, que pode ser considerado um passeio mais leve, mas para os mais aventureiros e escaladores fica impossível não visitar o jardim dos Pontões, de onde se tem uma vista absurda de quase 360° e uma vegetação incrível. Esse jardim, um platô antes da trilha para chegar ao “topo” do Pico, é o máximo que dá para chegar de bicicleta. A partir dali só é possível seguir trilhando/caminhando. É um belo passeio e exige uma boa preparação física e até psicológica, mas é aquilo que a gente sempre fala: vale todo o sacrifício.

Além do Pico do Alto Pontões e o mirante do Cristo Redentor no centro da cidade, Mimoso do Sul possui outros pontos turísticos e mais de 40 patrimônios históricos e culturais, sem falar da excelente receptividade que tivemos por lá. Sem dúvida, motivos de sobra para um retorno em breve.

Suely Abreu é capixaba, esportista, apaixonada por cicloturismo, adepta do estilo de vida saudável, digital influencer e colunista do Metro Jornal.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.

Mais Colunas