PIB capixaba recua 1,8% no terceiro trimestre - ES360

PIB capixaba recua 1,8% no terceiro trimestre

O setor foi o maior responsável pela queda. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Jones dos Santos Neves

A produção industrial no Espírito Santo recuou 13% no acumulado do ano. O setor foi o maior responsável pela queda de 1,8% do PIB (Produto Interno Bruto) capixaba no terceiro trimestre deste ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (18) pelo IJSN (Instituto Jones dos Santos Neves). O PIB acumulado do terceiro trimestre totalizou R$ 31,1 bilhões.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior e no acumulado do ano, o PIB estadual ficou estável. No acumulado em quatro trimestres, registrou um ligeiro acréscimo de 0,5%.

O IJSN atribuiu o desempenho negativo às quedas na indústria extrativa, efeito da tragédia de Brumadinho, que refletiu negativamente na extração e produção de minério de ferro, e na produção de petróleo e gás.

A queda da indústria, se comparada com o mesmo trimestre do ano anterior, foi neutralizada pela expansão dos serviços, com acréscimo de 3,9%, e do comércio varejista ampliado, com saldo positivo de 1,5%.

Mais notícias
Dia a dia

Semana será de mais chuva e risco de novas enchentes

Dia a dia

Chuva deixa mortos, desalojados e cidades em situação de emergência no ES

Política

Bolsonaro aprova fundo eleitoral de R$ 2 bilhões

Bem-estar

Dicas para manter a alimentação saudável no verão