Período de defeso do caranguejo começa nesta quarta - ES360

Período de defeso do caranguejo começa nesta quarta

Primeira andada do crustáceo da época vai até o dia 5 de janeiro de 2021. Ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização

Proibidas captura e comercialização do caranguejo-uçá a partir da próxima sexta-feira. Foto: Felix Falcao
Proibidas captura e comercialização do caranguejo-uçá até dia 5 de janeiro. Foto: Felix Falcao

Começa nesta quarta-feira (30), o primeiro período de defeso do caranguejo-uça. A andada do caranguejo vai até o dia 5 de janeiro de 2021. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos da espécie, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de andada, proveniente de qualquer origem.

Em 2021, serão quatro períodos de andada em 2021, segundo a gerente de Educação Ambiental de Vitória, Juliana Sardinha. As próximas serão de 28 de janeiro a 3 de fevereiro; 27 de fevereiro a 5 de março e de 28 de março a 3 de abril.

Andada

Andada é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

A coordenadora de Relações com as Comunidades da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), Rita Vasconcelos, ressalta haverá atividades educativas para sensibilizar a população quanto à importância do ecossistema manguezal e à necessidade de preservá-lo, como campanha digital nas redes sociais da PMV e via WhatsApp, cartazes em ônibus municipais e hotéis da orla e abordagem educativa a proprietários de bares, restaurantes e quiosques que comercializam o crustáceo.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, “é de suma importância sensibilizar as pessoas por meio de ações educativas que favoreçam a informação e o conhecimento para uma postura responsável da população de colaboração nesse processo”.


Comentários:

  • As datas estão totalmente erradas vocês não sabem olhar a lua não.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Novo lote com 35,5 mil vacinas chega ao Espírito Santo

País

Dezenas de cidades têm carreatas pró-impeachment

Dia a dia

Fiocruz prevê ter insumos da vacina de Oxford só no dia 8

Dia a dia

Margareth Dalcomo recebe a vacina de Oxford