Para você, o que significa ser grato? - ES360

Para você, o que significa ser grato?

Dizer obrigada ao receber uma ajuda? Isso é educação. Ou seria no final do dia agradecer a Deus? Isso é oração. Ser grato é mais do que isso. É reconhecer que o que temos é suficiente. É entender que o que aconteceu foi necessário acontecer. É um estado de contentamento com a vida.

A gratidão é um dos caminhos para a felicidade. Aliás, Santo Agostinho já havia dado a dica ao afirmar que a felicidade é seguir desejando aquilo que já se possui.
Praticar a gratidão pode parecer autoajuda, mas é uma das mais importantes intervenções para melhorar a nossa percepção de felicidade, como afirma a psicologia positiva, também conhecida como a ciência da felicidade.

Pessoas que praticam a gratidão são mais saudáveis, sentem menos raiva, são mais otimistas, altruístas, têm maior autoestima, se relacionam melhor e lidam melhor com o estresse e situações de trauma.

A boa notícia é que é possível exercitar a gratidão. A ciência recomenda escrever diariamente de 3 a 5 coisas ou situações que você é grato naquele dia. No começo parece quase impossível, afinal, buscamos situações extraordinárias para ser feliz. Mas aos poucos você começa a enxergar a gratidão em situações simples. Como um nascer do sol, o sorriso do filho, ou um abraço de um amigo.

E sabe o que acontece a partir daí? O cérebro é incrível, se você dá um desafio, ele busca formas de resolver de forma a gastar menos energia possível. Como você tem que escrever todos nos dias, o cérebro já começa a buscar automaticamente situações nas quais você pode ser grato. Ele começa a ficar atento aos momentos que podem causar essa sensação. Você passa a escanear o mundo por outras lentes, pela lente da gratidão.

Infelizmente não controlamos o tempo, a injustiça, a maldade, a dor, a perda. Mas podemos controlar a forma como pensamos e nos sentimos diante dos fatos. E é nesse controle que está todo o nosso poder. E uma das chaves está na prática da gratidão.

Experimente e agradeça.

Flávia da Veiga é empresária, publicitária e fundadora da BeHappier

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.

Mais Colunas