Paciente com suspeita de covid que não cumprir isolamento pode ser preso - ES360

Paciente com suspeita de covid que não cumprir isolamento pode ser preso

Segundo o secretário da Saúde, Nesio Fernandes, o Código Penal prevê detenção de um mês a um ano e multa para quem infringir determinação do poder público

Durante o período da pandemia do coronavírus, todo paciente notificado como caso suspeito de covid-19 pode até ser detido caso não cumpra a determinação do isolamento. Segundo o secretário de estado da Saúde, Nesio Fernandes, o Código Penal prevê detenção de um mês a um ano e multa para quem infringir determinação do poder público.

Por isso ele frisou que as medidas de isolamento de até 14 dias são compulsórias e todo cidadão que tiver diagnóstico de suspeita de covid pode sofrer aplicação do artigo 268 do Código Penal. O secretário não detalhou como seria feita a fiscalização.

“O notificado como suspeito de covid precisa ficar em isolamento. É fundamental que isso fique claro porque a maior parte dos pacientes, 80%, não apresenta sintomas significativos e não evolui para quadros graves, mas tem carga viral suficiente para transmitir a doença. Se não ocorrer o isolamento não iremos romper a cadeia de transmissão”, frisou.

Nesio Fernandes ao lado de Luiz Carlos Reblin, durante coletiva de imprensa. Foto: Divulgação/Sesa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Espírito Santo tem 7 mortes pelo coronavírus em 24 horas

País

“Vai comprar na Venezuela”, diz Bolsonaro a homem que reclamou de alta do arroz

Dia a dia

Formação de ciclone pode causar tempestades nos próximos dias no ES

País

Brasil registra 231 mortes por covid-19 em 24h e total chega a 157.134