Os cuidados para evitar um ataque virtual - ES360

Os cuidados para evitar um ataque virtual

A atualização de sistemas, download de apps nas lojas oficiais e o uso de senhas “fortes” são as principais recomendações dos especialistas

Os recentes casos de invasão a celulares de autoridades no Brasil despertaram a preocupação com a segurança dos dispositivos que usamos no dia a dia. Algumas dicas simples podem ajudar a evitar ataques aos nossos telefones, computadores e tablets, explica o professor de Engenharia da Computação da Faesa, Otávio Lube.

De acordo com Lube, a dica mais fundamental, mas ainda ignorada por muitas pessoas, é a utilização de senhas “fortes” e diferentes para cada aplicativo e rede social. “Uma senha forte combina letras, números e algarismos numéricos, como arroba (@) e asterisco (*), tem no mínimo oito caracteres e não traz informações pessoais, como datas de aniversário e nomes de pessoas próximas”, explica.

Para driblar a dificuldade de memorizar várias senhas diferentes, uma saída é utilizar aplicativos de gerenciamento de senhas. Eles ajudam a recordar a senha por meio de lembretes sem que você necessariamente anote a senha no celular.

Manter a atualização dos sistemas em dia é fundamental

Outra dica importante para manter o celular sempre seguro é fazer as atualizações de sistema e dos aplicativos. “Quando você atualiza seu computador ou celular, está garantindo o uso de um sistema menos vulnerável e com menos brechas a invasões, uma vez que as empresas estão em constante desenvolvimento para resolver os problemas nos seus sistemas”, explica.

Por fim, o professor orienta não baixar aplicativos fora das lojas autorizadas (App Store e Play Store), porque isso evita o risco de instalação de apps que podem colocar o seu celular em risco ou deixá-lo vulnerável a invasões.

Mais notícias
País

Maia defende que Congresso discuta soluções para combater racismo no Brasil

Eleições 2020

Cariacica tem empate técnico entre Euclério Sampaio e Célia Tavares

Eleições 2020

Arnaldinho Borgo dispara em Vila Velha e soma 72% dos votos válidos, diz pesquisa

País

Prefeitura de Salvador anuncia cancelamento do carnaval em fevereiro de 2021