Os cuidados necessários para enfrentar o sol - ES360

Os cuidados necessários para enfrentar o sol

Ainda estamos a mais de um mês para a estação mais quente do ano. Mas as altas temperaturas dos últimos dias não deixam dúvidas: já estamos, na prática, vivendo o verão.

Nós, ciclistas, principalmente os praticantes de mountain bike, sofremos com a exposição prolongada ao sol, devido ao fato de os passeios serem mais demorados do que, por exemplo, um giro de speed ou uma corrida no calçadão, onde você pode se programar e aproveitar os horários mais frescos. Ainda assim, todos nós devemos tomar esses cuidados com os raios solares.

Hidratação deve começar na véspera do pedal. Foto: Arquivo pessoal
Hidratação deve começar na véspera do pedal. Foto: Arquivo pessoal

Durante esse período é importante redobrarmos a atenção com a hidratação na véspera, durante e depois do pedal. Jamais esquecer de levar água para os passeios em caramanholas (garrafinhas) térmicas ou mochilas de hidratação, pois nem sempre encontramos água durante os trajetos. Congelar a água nessas garrafas ou mochilas, no dia anterior, ajuda a mantê-la fresca por mais tempo. Prefira caramanholas térmicas, evite os tipos mais simples, porque eles podem deixar sua água quente em pouco tempo.

Filtro solar é algo tão importante quanto esquecido pelos praticantes dessa modalidade. O uso desse cosmético é um cuidado de prevenção para a saúde da nossa pele, e não apenas vaidade.

Algumas marcas de uniformes para ciclistas utilizam tecidos com tecnologias que protegem contra os raios ultravioleta, mas algumas áreas do corpo ainda estarão expostas e precisam de proteção.

Antes de sair de casa aplique o filtro solar no rosto e no corpo e lembre-se de levar o filtro para reaplicar durante o passeio.

Atualmente, encontramos no mercado uma infinidade de opções de protetores solares, com texturas que se diferenciam e facilitam o uso entre homens, mulheres e os diferentes tipos de pele. Existem também as opções para os praticantes de atividades físicas ao ar livre. As versões em spray são ótimas para o corpo, inclusive para retocar durante o passeio, e algumas oferecem até ação refrescante.

Praticamos o esporte por prazer, lazer e saúde. Com alguns cuidados básicos só iremos complementar o nosso bem-estar.

Suely Abreu é capixaba, esportista, apaixonada por cicloturismo, adepta do estilo de vida saudável, digital influencer e colunista do Metro Jornal.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.

Mais Colunas