Os cuidados com o cabelo para quem pratica esportes - ES360

Os cuidados com o cabelo para quem pratica esportes

Manter um cabelo longo e bem cuidadonão é simples, imagina pra quem ama praticar esportes.

Durante a prática esportiva ao ar livre, além do contato do cabelo com o suor, também ficamos expostos aos fatores externos como sol, vento, poeira e maresia. Se o cabelo já passa por algum processo químico, os danos podem ser ainda maiores.

Quando suar, o ideal é lavar os cabelos. Foto: Arquivo pessoal
Quando suar, o ideal é lavar os cabelos. Foto: Arquivo pessoal

Eu pedalo há três anos e gosto de ter meu cabelo longo, loiro e saudável é claro. Para mantê-los assim, faço semanalmente hidratações em casa e, quando necessário, tratamentos mais profundos em salões de beleza, além dos cuidados que tomo pré e pós-atividade.

Para proteger os fios, use algum produto antes da prática esportiva. Eu gosto dos óleos com proteção solar e existem várias opções no mercado. Prenda o cabelo de modo que evite o contato com o suor da pele ou que embarace demais. Evite deixar o cabelo suado, é melhor lavar todo dia do que deixá-lo com suor. Use uma máscara de tratamento capilar de acordo com o tipo e necessidade dos seus fios e hidrate uma ou duas vezes por semana, em casa mesmo.

Prefira água fria para lavá-los e não durma com eles molhados ou úmidos.

Use menos o secador de cabelo, chapinha ou babyliss, isso também fará uma boa diferença, mas quando usá-los, aplique um produto para protegê-lo da ação do calor. Seja gentil com eles ao penteá-los. Faço isso antes de dormir ou enquanto deixo na hidratação. E se possível dê um cuidado especial no salão de beleza de vez em quando. Existem tratamentos para nutrir, restaurar entre outros importantes para a saúde dos fios.

Praticar esporte é saudável para o corpo e para a mente, mas devido à exposição direta às agressões dos fatores externos, o cabelo e a pele sofrem visivelmente. Para amenizar esses problemas é preciso prevenir e tratá-los.

Suely Abreu é capixaba, esportista, apaixonada por cicloturismo, adepta do estilo de vida saudável, digital influencer e colunista do Metro Jornal.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.

Mais Colunas