Os benefícios do uso de drones na agricultura - ES360

Os benefícios do uso de drones na agricultura

Neste episódio, Octaciano Neto conversa com o professor Tavvs Alves do Instituto Federal Goiano, de Rio Verde – GO, sobre Inteligência Artificial e o uso drone na agricultura. Ele acredita que o uso de drones irá revolucionar a agricultura brasileira, através da forma de coletar dados de forma individual (por planta).

Tavvs acredita que “precisamos avançar na forma de interpretar das imagens e coletar os dados”, mas alerta: “não é fácil pilotar drone. Precisa de treinamento”. Outro ponto de cuidado: não existe software de interpretação de dados para todas as culturas. “Ainda é muito concentrado na soja e no algodão”, segundo o professor Tavvs.

A engenheira agrônoma Ana Lígia Giraldelli, acredita que “os drones evoluíram muito em poucos anos e passaram a contribuir em áreas que antes nem se cogitava sua presença, como na agricultura. Hoje eles estão mais acessíveis e podem contribuir muito nas lavouras, auxiliando a gestão e permitindo até mesmo aumento da produtividade das culturas.”

Octaciano Neto foi secretário de Agricultura do Espírito Santo e presidente do Conselho dos Secretários de Agricultura do Brasil. É um dos líderes do RenovaBr, produtor rural e apresentador do podcast 4.0 no Campo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas