Orla de Vila Velha já conta com novo quiosque para o Verão - ES360

Orla de Vila Velha já conta com novo quiosque para o Verão

A Prefeitura de Vila Velha garante que mais três quiosques seguem em fase de finalização e serão entregues até o fim deste mês

Quiosque Vitalino em Vila Velha. Foto: Fabricio Lima/PMM
Quiosque Vitalino em Vila Velha. Foto: Fabricio Lima/PMM

 

Dos 13 novos quiosques que estão sendo construídos ao longo da orla das praias de Itapoã e de Itaparica, apenas um foi inaugurado na segunda-feira (23). A estimativa inicial era de que parte das obras fossem concluídas até agosto deste ano. No entanto, de acordo com a administração municipal, houve um atraso em função da pandemia do novo coronavírus.

A Prefeitura de Vila Velha garante que mais três quiosques seguem em fase de finalização e serão entregues até o fim deste mês. Cada um deles tem 130m² com espaço para um conjunto de 11 mesas com cadeiras em uma área coberta. E contam ainda com um banheiro masculino, outro feminino e um para pessoas com necessidades especiais, além de cozinha e depósito.

Segundo o secretário municipal de Administração e Finanças, Rafael Gumiero, o município cumpriu todas as etapas de requalificação, entre elas as demolições dos antigos quiosques determinadas pela Justiça Federal, depois de uma ação do Ministério Público Federal. Foi proposta pelo prefeito Max Filho a construção de novos quiosques, o que foi acatada pelo Judiciário. No final do último ano, a licitação para novo concessionários já estava ocorrendo.

“Foi um desafio realizar a requalificação dos quiosques, primeiro para poder vencer a etapa judicial. A decisão determinava a demolição dos quiosques anteriores da orla e, já na fase de execução da sentença, foi feita uma proposta de acordo pelo município, no sentido de, ao invés de simplesmente fazer a demolição, fazer uma requalificação com a implantação de novos quiosques”, destaca o secretário.

Concessão

Foram, então, contratados 13 concessionários responsáveis pela execução da obra e operação dos novos estabelecimentos. A licitação buscou oportunizar a participação dos profissionais que já atuavam na orla, possibilitando pontuação por cursos na área e tempo de serviço. Todos os concessionários, inclusive, são antigos quiosqueiros e, segundo o secretário, terão a concessão de 20 anos prorrogável por mais 20 anos.

As obras foram autorizadas no primeiro semestre deste ano. Devido ao enfrentamento da pandemia, alguns cronogramas foram alterados, fazendo com que os outros nove quiosques sejam entregues até fevereiro de 2021.

Nova concorrência programada para janeiro

De acordo com Gumiero, uma nova licitação para a concessão de mais seis quiosques já está ocorrendo e a abertura da concorrência está programada para o dia 7 de janeiro. “Então, o município já deixa concluída a primeira fase com as 13 concessões contratadas e a segunda etapa disso, com a licitação já com edital e com projeto definido, aberta a partir de janeiro”, confirma.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Bolsonaro diz ser favorável a compra de vacinas por empresas com repasse ao SUS

Dia a dia

Vacinas começam a ser distribuídas para os municípios do ES

País

Pandemia faz Brasil registrar alta recorde de mortes

Dia a dia

Maranata cria atendimento médico online para fieis com suspeita de Covid-19