Operação Verão: PM vai monitorar praias capixabas com 22 drones e 1,4 mil policiais - ES360

Operação Verão: PM vai monitorar praias capixabas com 22 drones e 1,4 mil policiais

Governo também vai aumentar em 50% a diária dos agentes do interior que desejarem atuar no reforço do policiamento no litoral

Operação Verão: PM vai monitorar praias capixabas com 22 drones e 1,4 mil policiais. Foto: Pixabay
Operação Verão: PM vai monitorar praias capixabas com 22 drones e 1,4 mil policiais. Foto: Pixabay

A partir do dia 26 de dezembro, 1,4 mil policiais militares realizarão patrulhamento em 14 municípios do litoral capixaba. Os agentes contarão com um reforço de 320 viaturas e o uso de até 22 drones para monitorar o trânsito e as regiões de grande circulação de pessoas nos balneários. A Operação Verão, como é chamada, foi anunciada nesta quarta-feira (18) pela Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública) e se estende até o dia 1º de março de 2020.

Entre os municípios contemplados pelo reforço policial estão Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Fundão, Aracruz, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra, Marataízes, Presidente Kennedy, Piúma, Anchieta e Itapemirim.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Márcio Sartório, a principal novidade da operação está na aquisição de quatro drones com câmeras térmicas que poderão ser utilizadas pela Polícia Militar em operações noturnas.

“Além disso, o equipamento também nos possibilitará encontrar pessoas em locais de difícil localização, como em matas fechadas, por exemplo, antes de darmos sequência a uma abordagem policial”, explica Sartório.

Ainda de acordo com o comandante, os outros 18 drones — oito de propriedade da Polícia Civil, oito da Polícia Militar e dois drones comuns adquiridos junto aos equipamentos térmicos — servirão para monitorar a população em áreas de grande fluxo de pessoas e até mesmo nas tradicionais operações de trânsito.

“Nossos operadores de drones são policiais que estão conectados à rede de rádio da PM. Ao identificar a fuga de veículo em uma blitze, por exemplo, ele comunicará todas as viaturas próximas para interceptação do motorista”, afirma o militar.

Policiais do interior terão aumento em suas diárias

Em dias normais, mil policiais militares são responsáveis pela segurança dos 14 municípios do litoral capixaba. Para garantir o reforço anunciado, a Sesp deslocou 400 agentes do interior para os balneários. Para isso, o governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou o aumento de 50% no valor da diária desses policiais. O valor salta de R$ 112 para R$ 168 e será mantido ao longo de toda a Operação Verão

Polícia Civil terá reforço de 300 policiais

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, 300 agentes também reforçaram as delegacias regionais de todo o litoral capixaba para garantir o fluxo de serviço que começa com o trabalho ostensivo da PM nas ruas. “Paralelo a isso, nossas delegacias especializadas também atuarão nesse período dando suporte de investigação à Polícia Militar e plantões”.

Operação Natal

Na manhã desta quarta-feira (18), a Sesp lançou também a Operação Natal. De acordo com comandante-geral da PM, coronel Márcio Sartório, 2 mil policiais militares já estão nas ruas reforçando o patrulhamento nas regiões comerciais de todo o Espírito Santo.

“A ação transcorre até o dia 24 de dezembro e conta com a participação de policiais do setor administrativo. Nosso objetivo é aumentar a visibilidade da PM e reduzir a incidência de crimes, principalmente aqueles contra o patrimônio. Para isso, os policiais trabalharão também com o horário estendido, podendo manter o patrulhamento até as 0 hora (meia-noite)”.

Mais notícias
Dia a dia

Tarifas da EDP Escelsa terão reajuste médio de 8,02%

Dia a dia

Sesa atualiza Painel de Ocupação de Leitos da covid-19

Cult

Convento da Penha recebe musical online em homenagem ao Dia dos Pais

Bem-estar

A Escola Bíblica Dominical sob a perspectiva da Igreja Cristã Maranata