Onda de frio intenso no país provoca queda da temperatura no Espírito Santo - ES360

Onda de frio intenso no país provoca queda da temperatura no Espírito Santo

A intensa massa de ar frio de origem polar deve provocar temperaturas muito baixas no Espírito Santo. A previsão é de muito frio e chuva até o próximo domingo (22)

Frio em Vitória
Frente fria provoca temperaturas amenas. Foto: Chico Guedes/Reprodução

 

Uma onda de frio intenso começa a atingir o Brasil a partir desta quinta-feira (20) até sábado (22). A intensa massa de ar gelado de origem polar deve provocar temperaturas muito baixas no Espírito Santo. Até o próximo domingo (22) a previsão é de muito frio e chuva.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informa que a sexta-feira será de tempo instável no Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e chove, em alguns momentos, em todo estado. A temperatura diminui em todas as regiões. Mínima de 12ºC e máxima de 32ºC.

> Confira onde pode nevar no Brasil neste fim de semana

No sábado, o tempo continua instável. O sol aparece entre muitas nuvens e chove, em alguns momentos, em todas as regiões. As temperaturas cai em todas as regiões. A mínima será de 10ºC e a máxima 32ºC.

No domingo, o tempo permanece instável. O sol aparece entre muitas nuvens e chove, em alguns momentos. As temperaturas seguem amenas em todo estado. O vento sopra com moderada intensidade em todo litoral. Em alguns momentos, as rajadas podem ser de forte intensidade.

Segundo o Incaper, na segunda-feira a parte mais intensa da onda de frio já estará sobre o mar, o que vai permitir a elevação da temperatura. O dia será de sol entre algumas nuvens e chuva, em alguns momentos, em todo estado.

Ressaca do mar

A frente fria que avança para o Sudeste provoca vento forte sobre o oceano. O vento soprando de forma intensa e persistente sobre o mar forma as ondas que, nesta quinta-feira e nos próximos dias, vão deixar o mar agitado, com ondas de até 2 metros de altura, no litoral da região Sul e Grande Vitória.

Frente fria no país

A intensa massa de ar frio de origem polar deve provocar temperaturas mínimas muito baixas no Brasil, inclusive com possibilidade de ser inferior a O°C em parte do Sul do país. Em áreas de Mato Grosso, por exemplo, a temperatura deverá ter um decréscimo em torno de 10°C entre as noites desta quinta e a sexta-feira. Haverá ainda condições favoráveis para formação de geadas amplas, tempestades e vendavais.

O Climatempo afirma que esta frente fria é especial porque traz a massa de ar frio, origem polar, mais intensa de 2020. Dificilmente o Brasil poderá experimentar outra onda de frio como esta ainda este ano.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Tribunal aceita denúncia e afasta governador de Santa Catarina

Dia a dia

Promessa de verba faz Ibama retomar ações anti-incêndio

Dia a dia

Centrão chega ao Senado e faz articulação pró-governo

Dia a dia

Coleta seletiva na Grande Vitória tem média bem abaixo da registrada no país