Oito dicas para aprender idiomas fora da sala de aula - ES360

Oito dicas para aprender idiomas fora da sala de aula

Músicas, filmes e até aplicativos de smartphones estão na lista de quem busca uma nova língua estrangeira. Confira

Dicionários
Professores de idiomas dão dicas para quem quer aprender ou reforçar os estudos de línguas estrangeiras . Foto: Oli Lynch/Pixabay

Uma escola de línguas é essencial para quem quer aprender outro idioma, principalmente pela gramática e estrutura das frases. Mas existem maneiras de reforçar os estudos fora da sala de aula. Nessas horas, o celular e a televisão podem ser aliados para praticar e ter mais vivência com o idioma. Professores dão dicas de como praticar e testar os conhecimentos por meio de aplicativos e até assistindo séries e filmes.

Use aplicativos para conversar com outras pessoas

O celular é um aliado no aprendizado de idiomas. Existem aplicativos que permitem que a pessoa converse por vídeo com outras pessoas no exterior, como o iTalki. Nesse app, a pessoa faz o perfil, coloca suas preferências, seu hobbies e como está o nível de inglês. A partir disso, o aplicativo acha amigos para fazer contato quando quiser e praticar a conversação em inglês.

Reveja filmes antigos

A dica do professor de inglês Walter Naumann é escolher filmes antigos, com enredo conhecido, para assistir novamente. A ideia é deixar o áudio e as legendas em inglês ( ou em outra língua), assim o aluno poderá visualizar totalmente a escrita. “O aluno tem que tentar trazer cada vez mais o inglês para a vida dele”, diz.

Ouça rádios on-line e podcasts

Ouvir rádios on-line e podcasts no idioma que está estudando é uma boa maneira de treinar o ouvido e ter mais contato diário com a língua. Com esse hábito fica mais fácil aprender a pronúncia correta das palavras. Mesmo que a pessoa não esteja entendendo a maior parte do que está sendo falado, ela pode passar a reconhecer algumas palavras.

Filmes e séries na língua original

Hoje, muitos canais de filmes e redes de streaming oferecem as opções com dublagem em português, mas saiba que assistir na língua original pode contribuir no aprendizado. O aluno pode até escolher a legenda no idioma original para reforçar o estudo. Dessa forma, consegue entender como a língua é usada no dia a dia, tem a oportunidade de aprender as gírias e até a entonação característica de cada idioma.

Receba intercambistas

Quem não tem a oportunidade de viajar, pode optar por receber intercambistas para praticar um idioma. No programa Lar Global da Aisec, por exemplo, a pessoa pode se voluntariar para receber um intercambista por 6 a 12 semanas. São jovens de 18 a 30 anos que buscam desenvolver liderança por meio de intercâmbios. Os intercambistas que vêm para o Brasil costumam vir de diferentes países, principalmente da América Latina e Europa.

Mude o idioma do celular

Outra dica da professora de francês Bartira Zanotelli para usar o francês ou outra língua que está aprendendo no dia a dia é trocar o idioma das funções do celular. A vantagem é aumentar a experiência e contato com a língua.

Acompanhe nas redes sociais quem publica na língua

Seguir autoridades ou instituições que publicam na língua que está aprendendo é uma forma também de se familiarizar e ter contato diariamente com o idioma que está estudando. Vale seguir instituições no Twitter, no Instagram e páginas do Facebook. Assim, sempre que estiver navegando nesses aplicativos vai aparecer conteúdo no idioma estrangeiro.

Acompanhe canais estrangeiros

A professora de francês Bartira Zanotelli sempre indica para seu alunos acompanharem as reportagens dos canais TV5 e RadioCanada – no YouTube – para se ambientarem com o idioma. “Esses canais costumam disponibilizar conteúdo, inclusive documentários e entrevistas, para quem está estudando francês com explicação escrita ou atividade”, conta.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES registra 9 óbitos e 1.089 casos de covid-19 em 24h

Dia a dia

hacker preso no ES pela PF paga fiança e é solto

Tec

Satélite brasileiro será lançado na madrugada deste domingo

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência