Oito dicas para aprender idiomas fora da sala de aula
Músicas, filmes e até aplicativos de smartphones estão na lista de quem busca uma nova língua estrangeira. Confira

Uma escola de línguas é essencial para quem quer aprender outro idioma, principalmente pela gramática e estrutura das frases. Mas existem maneiras de reforçar os estudos fora da sala de aula. Nessas horas, o celular e a televisão podem ser aliados para praticar e ter mais vivência com o idioma. Professores dão dicas de como praticar e testar os conhecimentos por meio de aplicativos e até assistindo séries e filmes.
Use aplicativos para conversar com outras pessoas
O celular é um aliado no aprendizado de idiomas. Existem aplicativos que permitem que a pessoa converse por vídeo com outras pessoas no exterior, como o iTalki. Nesse app, a pessoa faz o perfil, coloca suas preferências, seu hobbies e como está o nível de inglês. A partir disso, o aplicativo acha amigos para fazer contato quando quiser e praticar a conversação em inglês.
Reveja filmes antigos
A dica do professor de inglês Walter Naumann é escolher filmes antigos, com enredo conhecido, para assistir novamente. A ideia é deixar o áudio e as legendas em inglês ( ou em outra língua), assim o aluno poderá visualizar totalmente a escrita. “O aluno tem que tentar trazer cada vez mais o inglês para a vida dele”, diz.
Ouça rádios on-line e podcasts
Ouvir rádios on-line e podcasts no idioma que está estudando é uma boa maneira de treinar o ouvido e ter mais contato diário com a língua. Com esse hábito fica mais fácil aprender a pronúncia correta das palavras. Mesmo que a pessoa não esteja entendendo a maior parte do que está sendo falado, ela pode passar a reconhecer algumas palavras.
Filmes e séries na língua original
Hoje, muitos canais de filmes e redes de streaming oferecem as opções com dublagem em português, mas saiba que assistir na língua original pode contribuir no aprendizado. O aluno pode até escolher a legenda no idioma original para reforçar o estudo. Dessa forma, consegue entender como a língua é usada no dia a dia, tem a oportunidade de aprender as gírias e até a entonação característica de cada idioma.
Receba intercambistas
Quem não tem a oportunidade de viajar, pode optar por receber intercambistas para praticar um idioma. No programa Lar Global da Aisec, por exemplo, a pessoa pode se voluntariar para receber um intercambista por 6 a 12 semanas. São jovens de 18 a 30 anos que buscam desenvolver liderança por meio de intercâmbios. Os intercambistas que vêm para o Brasil costumam vir de diferentes países, principalmente da América Latina e Europa.
Mude o idioma do celular
Outra dica da professora de francês Bartira Zanotelli para usar o francês ou outra língua que está aprendendo no dia a dia é trocar o idioma das funções do celular. A vantagem é aumentar a experiência e contato com a língua.
Acompanhe nas redes sociais quem publica na língua
Seguir autoridades ou instituições que publicam na língua que está aprendendo é uma forma também de se familiarizar e ter contato diariamente com o idioma que está estudando. Vale seguir instituições no Twitter, no Instagram e páginas do Facebook. Assim, sempre que estiver navegando nesses aplicativos vai aparecer conteúdo no idioma estrangeiro.
Acompanhe canais estrangeiros
A professora de francês Bartira Zanotelli sempre indica para seu alunos acompanharem as reportagens dos canais TV5 e RadioCanada – no YouTube – para se ambientarem com o idioma. “Esses canais costumam disponibilizar conteúdo, inclusive documentários e entrevistas, para quem está estudando francês com explicação escrita ou atividade”, conta.