O setor imobiliário e as soluções digitais - ES360

O setor imobiliário e as soluções digitais

O COVID-19 é uma realidade. Uma realidade dolorosa, e, extremamente desafiadora. O sentimento de incerteza e de insegurança vem, a cada dia, aumentando.

Hoje, talvez, os sentimentos incerteza e de insegurança assombram a grande massa populacional. Inclusive, isso foi confirmado, através de dados técnicos, quando a Fundação Getúlio Vargas (FGV), recentemente publicou que o Indicador de Incerteza, teve alta de 44,5 pontos na prévia de abril, chegando a 211,6 pontos, tornando-se o maior nível da série histórica. Sendo que o recorde anterior registrado em 2015, alcançou a pontuação de 136,8.

Mais um dado, alarmante, que nos traz mais dúvidas em relação às consequências que o Covid-19 trará para economia de um modo geral.

Mas o ser humano, com sua incrível capacidade de se modelar perante as adversidades deve buscar alternativas que promovam, ou minimamente, busquem promover um alento de esperança.

A palavra inovação e esperança, também passam a ser protagonistas, em momentos de crise.

Com relação ao setor imobiliário alguns exemplos chamam atenção, como bancos leiloando um grande volume de imóveis, com propostas bem atrativas. Como também, esses mesmos agentes financeiros, estão aperfeiçoando sua maneira de interagir com seus clientes através das plataformas digitais, a título de exemplo, a Caixa Econômica Federal, atualizou seu aplicativo digital para suportar o volume de pedidos de suspensão das prestações de financiamento habitacional.

Outra exemplo interessantes, ligado ao setor imobiliário, são as relações existentes nos condomínios. O Whatsapp tem sido um grande aliado para uma estreita comunicação entre condôminos, há também, ima forte tendência para a implantação e desenvolvimento de assembleias digitais, além de modelos de aplicativos que facilitam a conciliação e mediação entre vizinhos.

Outro ponto que merece destaque são os Cartórios de Imóveis. Já faz um bom tempo que a sociedade já cobrava por um modelo cartorário mais atualizado, sem burocracias extremadas. Hoje, face a necessidade, os cartórios estão se utilizando de plataformas digitais, com emissão de certidões digitais que apresentam as mesmas características de autenticidade e segurança jurídica que o documento físico.

Com as construtoras, o desafio é trazer o sentimento do pertencimento para dentro da tela do computador. A chegada da pandemia vem forçando as construtoras a acelerarem a adoção campanhas e modelos de apresentação e venda de imóveis pelas vias digitais.

Essa prática, pouco aperfeiçoada até então, tem ajudado a amenizar as perdas com os fechamentos dos estandes. Veja, de acordo com matéria veiculada pelo Estadão, a MRV, Tenda, Direcional, Cyrela, Tecnisa e Trisul, entre outras, iniciaram ou ampliaram essas iniciativas nas últimas semanas. Para elas, as vendas online podem ser o grande – e provavelmente o único – legado positivo da crise.

A plataforma online da Construtora Tenda serve para expor o portfólio de empreendimentos, remessa de documentos, análise de crédito até a assinatura digital do contrato.

Líder do Minha Casa Minha Vida, a MRV, por exemplo, iniciou um projeto-piloto de vendas online em Belo Horizonte na virada do ano, mas optou, em março, por ampliar para todas as 160 cidades nas quais atua. De acordo com copresidente, Eduardo Fischer, “as pessoas estão mudando de hábito e se digitalizando: será um legado muito positivo da crise.”

Portanto, esses são exemplos de superação e modulação de preceitos. Vivemos uma nova era, com novos desafios altamente complexos, e ainda sim, não devemos nos acovardar, pelo contrario, devemos colocar a cabeça para funcionar e buscar alternativas de superação.

Vamos em frente!!

Advogado com atuação nas mais diversas áreas do setor imobiliário desde 2008. Sou apaixonado pelo setor imobiliário e minha paixão é falar sobre imóvel. Com atuação jurídica ao longo desses anos, ganhei experiência não só jurídica, mas mercadológica. Com um senso crítico e empreendedor, pautado na busca de melhores condições de qualidade de vida das pessoas, atuo no setor com intuito de fomentar o desenvolvimento imobiliário sustentável, unido conhecimento jurídico e mercadológico. Qualquer desafio que envolva imóveis, me mobiliza a buscar o melhor resultado.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas
APARTAMENTOS

Pandemia reflete diretamente na vida condominial

APARTAMENTOS

Construtoras adiam obras devido ao Coronavírus

Na coluna Seu Imóvel, na BandNews FM Espírito Santo, Valdenir Rodrigues fala sobre o cenário de insegurança vivido pela construção civil

Projeto de Lei aprovado pelo Senado provoca impactos nas relações locatícias. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Projeto de Lei aprovado pelo Senado provoca impactos nas relações locatícias

O coronavírus e o impacto nas relações contratuais imobiliárias. Foto: Gerd Altmann/Pixabay

O coronavírus e o impacto nas relações contratuais imobiliárias

APARTAMENTOS

As ações dos condomínios em época de quarentena

Na coluna Seu Imóvel, Valdenir Rodrigues aborda as possibilidades que os condomínios têm para organizarem a gestão do espaço na situação atual

Alagamento na avenida Délio Silva Britto, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha. Foto: João Vitor Gomes

Enchentes desvalorizam imóveis na Grande Vitória