O que faz as pessoas (ainda) irem ao cinema? - ES360

O que faz as pessoas (ainda) irem ao cinema?

A ideia de possuirmos na palma de nossas mãos uma infinidade de conteúdos sem sair de casa parecia, a princípio, um prenúncio de que nunca mais sairíamos de casa para ir ao cinema. Aliás, isso não é um fenômeno tão atual. Na década de 80, os vídeocassettes já pareciam escrever o obituário do cinema daquela época. Mas faltava a qualidade que, posteriormente, foi trazida pelos DVDs.

Foi então que os cinemas ficaram maiores e melhores. Som de última geração, telas ainda maiores, projeção em definições incríveis, tecnologia 3D, enfim. A indústria se reinventou e se adaptou. Por outro lado, o entretenimento “caseiro” também traçou seu desenvolvimento com os mesmos recursos audiovisuais.

Então a pergunta que fica é: o que faz com que o ser humano considere uma boa ideia sair do conforto de casa, enfrentar uma fila e pagar uma pipoca com o preço indexado no Euro para assistir a uma estreia no cinema?

Eu pergunto e também trago a resposta: o “hype”! Todos nós em algum momento da vida já criamos expectativas sobre algo ou até sobre alguém. Por exemplo: quem nunca esperou muito a estreia de um filme ou série, acompanhando cada novidade, cada trailer ou notícia relacionada? De vez em quando isso faz até com que a decepção seja ainda maior, não é mesmo?

O hype vem da palavra hipérbole (hyperbole em inglês) e define-se como uma estratégia de marketing exagerada que serve para enfatizar algo ou um assunto que está dando o que falar e se populariza de forma viral. Pode servir tanto para algo que está na moda como para um objeto de desejo que todos aguardam ansiosos a estreia.

Um bom exemplo disso é o lançamento anual do iPhone, que sempre atrai uma multidão de pessoas. No Dudecast de hoje, os dudes discutem suas táticas para manter a sanidade diante de tanto hype da indústria do entretenimento e quais foram os filmes/séries que mais causaram furor.

Participe da conversa com os dudes nas redes sociais ou pelo e-mail [email protected] e acesse nosso site para mais conteúdo.

O Dudecast é o podcast principal do The Dudes, que conta com mais quatro programas ao todo. A proposta do Dudecast é trazer para o público assuntos da cultura pop e de assuntos do dia a dia com bom humor. Histórias de família, casos cotidianos e situações inusitadas que fazem o público se identificar envolvem grande parte das pautas. Além disso, discutimos sobre séries, filmes, música e cultura pop em geral, também de forma bem humorada. Fazem parte da bancada fixa do programa Raphael Marques, Andrey Mattos, Diego Birth e Henrique Henning.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas