O egoísmo racional é ótimo para você - ES360

O egoísmo racional é ótimo para você

  • Por Marcelo Otávio de A. B. Mendonça

Cerca de dois anos atrás, tive a oportunidade de participar de uma palestra com Yaron Brook, um dos maiores e melhores defensores da filosofia objetivista de Ayn Rand (autora de livros como “A Nascente” e “A Revolta de Atlas”). Na palestra, Yaron tratou de conceitos como individualismo e, principalmente, egoísmo racional.

À época, eu era um novo estudante na filosofia objetivista e, ainda assim, suas palavras me impactaram a ponto de dar início a uma mudança pessoal e profissional em minha vida. Passei a conhecer mais o tal do “egoísmo racional” e, a cada dia de estudo no Líderes do Amanhã e, hoje, no Ibef Academy, fui me apaixonando e me identificando mais e mais.

Trato esse princípio, em simples palavras, como aquele em que, em primeiro lugar, o indivíduo deve pensar em si mesmo, fazendo aquilo que considera o melhor para si, ou seja, agregar valor à sua vida. Consequentemente, irá impactar positivamente e agregar valor a todos à sua volta, proporcionando mais prosperidade ao meio em que está alocado.

Logicamente, você deverá ser egoísta racional sem impactar a propriedade e a individualidade alheia. Pelo contrário, você só é egoísta racional se pensar em você e agir da forma mais honesta consigo mesmo, criando valor para si e para quem esteja ao seu redor.

Dias atrás, tive a oportunidade de ser o mediador de uma palestra e debate com o mesmo Yaron e, assim como dois anos atrás, tive ainda mais certeza que devemos focar, sempre, primeiro, em nós mesmos, no indivíduo que você é.

Passar a conhecer o seu “eu” é algo que todos deveriam conseguir ou tentar, e fazer isso por meio do autoconhecimento e de estudos filosóficos, como o objetivismo, é um caminho sem volta, pois você alcançará seu sucesso e sua felicidade como jamais imaginou.

Nesse caminho, você vai encontrar sua melhor versão: você. Sua pior versão: também você. Seu maior vilão e, ao mesmo tempo, seu maior herói: você. Seu melhor amor, assim como seu grande ódio e até rejeição, quem seja, você!

Você, sozinho (ou, na verdade, com você mesmo), vai conseguir superar os obstáculos intrínsecos à sua racionalidade e vencer seu maior adversário: você. Vença a si mesmo e seja você ainda melhor, mais forte, inteligente, racional, implacável, orgulhoso e feliz.

Nessa longa e intensa caminhada, aprendi a lutar contra meu maior medo, eu mesmo. Passei a amar meu amor maior: eu. Então, assim que eu tive o poder de entender o poder em mim mesmo, eu passei a ser um ser humano melhor, um profissional melhor, um marido, irmão e filho melhor, um homem mais feliz, realizado e seguro.

O egoísmo racional me faz criar valor para mim e, naturalmente, para quem me acompanha, e por isso que me tornei mais feliz. Eu passei a ser mais confiante, sentia-me melhor, mais forte, mais inteligente, porque eu passei a saber mais sobre mim, a me respeitar, a conviver comigo e a acreditar em mim mesmo.

O egoísmo racional fez por mim algo extraordinário e maravilhoso: criou o melhor de mim mesmo. Encontre o seu eu supremo. Encontre o seu Deus supremo. Encontre você.

Sobre o autor

Marcelo Otávio de A. B. Mendonça. Foto: Divulgação/IBEF
Marcelo Otávio de A. B. Mendonça. Foto: Divulgação/IBEF

Marcelo Mendonça, advogado especialista em operações societárias e empresário, é presidente do Ibef Jovem ES e membro do Líderes do Amanhã.

Ibef Academy é o ciclo de formação do IBEF Jovem ES, focado em conteúdo das áreas de finanças e economia. Seu objetivo é melhorar o ambiente de negócios e financeiro do Espírito Santo, através da auto capacitação de seus membros nas referidas áreas. O IBEF Jovem ES, por sua vez, é o braço do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEFES) que reúne profissionais com até 35 anos.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas