Número de leitos de UTI pode superar 1ª fase da covid na rede pública estadual - ES360

Número de leitos de UTI pode superar 1ª fase da covid na rede pública estadual

Segundo o secretário Nesio Fernandes, a nova estratégia de expansão de leitos prevê unidades na rede própria, filantrópica e rede privada, novamente sem previsão de hospital de campanha

Nos próximos dois meses, o Estado pode chegar a disponibilizar até 900 leitos de UTI para atender pacientes com covid-19 na rede pública do Espírito Santo. O número será maior do que o governo disponibilizou nos primeiros meses da pandemia, quando o total de leitos chegou a 715 só para covid-19. Atualmente, são 579 leitos para covid, porque depois do auge da doença o governo começou a reverter os leitos para pacientes com outras enfermidades.

Segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, a nova estratégia de expansão de leitos prevê unidades na rede própria, filantrópica e rede privada, novamente sem previsão de hospital de campanha. Só para os próximos dias, estão previstos 160 novos ventiladores respiratórios para abertura de 160 novos leitos de UTI e cuidados avançados. Nesta segunda (14), chegaram 10 e os demais devem ser recebidos ao longo da semana. “Iniciamos a semana com 29 solicitações de leitos de isolamento em todo o Estado. Nós não temos incapacidade de absorver a demanda que está presente e diluída”, diz Nesio.

Para ampliar o atendimento, o Estado está negociando com a rede privada ofertas de leitos de UTI e deve iniciar uma grande operação de transformação de leitos a partir desta semana, para garantir todas as fases da expansão. O objetivo é preservar cirurgias, mas algumas atividades eletivas poderão ser suspesas, para os leitos serem utilizados para pacientes covid, que têm evolução rápida e crítica, diferente do tratamento de doença com caráter de cronificação.

A Secretaria de Saúde planeja, ainda, requisitar hospitais sem funcionamento para atender pacientes com covid-19. É o caso do Hospital Materno-Infantil da Serra, que ainda não foi inaugurado e dispõe de 120 leitos, sendo que 20 poderão ser de cuidados intensivos e 100 de enfermaria.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Novo lote com 35,5 mil vacinas chega ao Espírito Santo

País

Dezenas de cidades têm carreatas pró-impeachment

Dia a dia

Fiocruz prevê ter insumos da vacina de Oxford só no dia 8

Dia a dia

Margareth Dalcomo recebe a vacina de Oxford