'Novos pais': eles estão cada vez mais envolvidos | ES360

‘Novos pais’: eles estão cada vez mais envolvidos

Troca de fraldas, noites mal dormidas e mais tempo com os filhos fazem parte da rotina dos pais da geração Y

Maioria dos pais da nova geração participa da criação dos filhos. Foto: Pixabay
Maioria dos pais da nova geração participa da criação dos filhos. Foto: Pixabay

Eles trocam fraldas, acordam de madrugada, passam horas no banho, brincam e, mais do que nunca, querem estar presentes na criação dos filhos. Essas atitudes fazem parte da realidade dos pais da geração millennial, também conhecida como geração Y, e refere-se às pessoas nascidas entre 1980 e 1999.

Essa nova geração de pais foi alvo de um estudo da Boston College, dos Estados Unidos. Ao longo de seis anos, pesquisadores do Boston College Center for Work & Family (BCCWF) acompanharam as mudanças no perfil dos homens, revelando uma transformação positiva na relação com os filhos: os “novos pais” pesam como uma determinada carreira vai interferir no tempo e nos cuidados com os filhos. Uma realidade totalmente diferente da geração anterior.

A psicóloga comportamental Letícia Rodrigues Santana explica que essa mudança de hábitos é consequência de um movimento social que ganhou força, principalmente, a partir dos anos 90, com pessoas mais livres de estereótipos.

“A criança ganha muito com esse novo comportamento dos homens. Afinal, a maior participação do pai melhora a qualidade de afeto dentro de casa, a criança cresce em um ambiente colaborativo e, além disso, fortalece a autoestima dela”, explica Rodrigues.

O assunto também foi alvo de uma pesquisa da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Porto Alegre, que estabeleceu contrastes entre as gerações de pais. Na geração Y, 61% dos casais participam igualmente na criação dos filhos. Já nas gerações mais antigas, o percentual referente ao mesmo tema era de 40%.

A pesquisa mostra que atividades como trocar fraldas, estar nas apresentações da escola e levar ao médico apresentaram uma maior relação com os pais da geração mais jovens.

Mudanças que garantem a construção de vínculos mais fortes entre pais e filhos.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ES360 (@es360portal) em

Mais notícias
Dia a dia

Detran-ES lança serviço automatizado de registro de veículos novos

Mundo

Moderna anuncia eficácia em vacina e pedirá uso emergencial nos EUA e Europa

Dinheiro

Óleo de soja foi o produto que ficou mais caro durante a pandemia

Política

Arnaldinho comemorou eleição e pregou união para o futuro de Vila Velha