Novo teto do Terminal de Itaparica pode durar até 40 anos - ES360

Novo teto do Terminal de Itaparica pode durar até 40 anos

Estimativa foi apontada por empresa especializada no serviço que recomenda higienização periódica da estrutura

Novo Terminal de Itaparica, em Vila Velha. Foto: Hélio Filho/Secom
Novo Terminal de Itaparica, em Vila Velha. Foto: Hélio Filho/Secom

O novo teto do Terminal de Itaparica, em Vila Velha, pode durar até 40 anos, segundo empresa especializada. A estrutura é feita a partir de uma lona tensionada, amplamente utilizada em estações de trem e ônibus da Europa. Porém, para que a vida útil do equipamento atinja sua capacidade máxima, é recomendada a higienização periódica de toda a estrutura.

Interditado em julho de 2018 após um laudo apontar risco de desabamento do telhado, o terminal foi reformado e entregue na última sexta-feira (22). No total, foram investidos R$ 12,2 milhões.

O material utilizado na cobertura é uma tecnologia que suporta muito peso, não pega fogo e absorve até 92% de raios UV em altas temperaturas. De acordo com o DER-ES (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado), o equipamento pode durar até 25 anos.

Na avaliação de Carlos Bauer, diretor da Saltus, empresa paulista especializada em coberturas e arquitetura têxtil, o tempo pode ser ainda maior. “A vida útil é de 40 anos. Porém, é recomendada uma higienização periódica, executada sempre por uma empresa especializada. O serviço de manutenção custa em média mil reais o metro quadrado e pode ser feito a cada seis meses”.

As manutenções, inclusive, não devem interferir na rotina do terminal, que opera com 39 linhas de ônibus e recebe, diariamente, cerca de 30 mil passageiros. “Não há necessidade de remoção para a realização da higienização”, frisou Bauer.

Em nota, o DER-ES afirma que a orientação da empresa fornecedora da estrutura é de lavagem do material com água e sabão de coco de 3 a 4 vezes ao ano, com a execução de uma vistoria anual dos parafusos e cabos de aço, garantindo o tempo de durabilidade. O órgão, no entanto, não apresentou o cronograma de manutenções.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

2ª Turma do STF arquiva denúncia contra Arthur Lira

Dia a dia

Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência

Dinheiro

Gasolina já custa até R$ 5,69 na Grande Vitória

Dia a dia

ES é o sétimo estado com maior número de mortes do país