Notas, datas e falsificações - ES360

Notas, datas e falsificações

Tinto de estreia de ‘caçadores de vinhos’ ganha 90 pontos

Enclos du Wine Hunter Bordeaux Supérieur 2018. Foto: Divulgação
Enclos du Wine Hunter Bordeaux Supérieur 2018. Foto: Divulgação

Manu Brandão vive, literalmente, no mundo do vinho. Junto com seu colega Vicente Jorge, sai pelo planeta para escolher rótulos vendidos pela Wine. Há pouco tempo resolveram fazer seus próprios brancos e tintos perto de Saint-Émilion. Eles foram submetidos a James Suckling, respeitado avaliador norte-americano e… foram muito bem. Aliás, bem demais para uma primeira safra. O Enclos du Wine Hunter Bordeaux Supérieur 2018 (foto) recebeu 90 pontos. “É raro ter vinhos pontuados na primeira safra e toda a linha. O rosé recebeu 86 pontos. Também é um sucesso porque só teve 12 rosés que receberam pontuação”, comemora Manu.

Balthazar pretende ser o novo point dos amantes de vinho

Prestes a abrir suas portas, o Balthazar promete ser um novo templo para os apreciadores de vinhos em Vitória. Sócios da casa, Wilson Rocha, Netto Soares e Paulo Henrique Miranda planejam uma carta completíssima, começando com opções de rótulos básicos e chegando a alguns ícones da produção mundial. Além disso, a casa pretende estimular as reuniões de confraria no novo espaço. O restaurante começa a funcionar nas próximas semanas, na Praia do Canto.

Maior feira de vinhos do mundo terá evento neste ano no Brasil

O evento acontecerá em outubro no Transamerica Expo Hall, em São Paulo. Foto: Divulgação
O evento acontecerá em outubro no Transamerica Expo Hall, em São Paulo. Foto: Divulgação

Essa é para marcar na agenda: os organizadores da maior feira de vinhos do mundo planejam trazer seu evento para o Brasil. A Messe Düsseldorf, realizadora da ProWine, se associou à Provino (ligada à Inner, grupo voltado para publicações sobre vinhos) e decidiu transformar o evento em São Paulo numa base de negócios para a América Latina. Será uma feira voltada para a área profissional, com foco em compradores e representantes do setor. Ela acontecerá entre os dias 20 e 23 de outubro, no Transamerica Expo Hall. Serão cerca de 200 expositores de 20 países. E alguns milhares de rótulos…

Safra comemora os 30 anos do Don Melchor, ícone chileno

Don Melchor. Foto: Divulgação
Don Melchor. Foto: Divulgação

Outra data importante deste ano: no segundo semestre deve chegar ao mercado a safra comemorativa dos 30 anos do Don Melchor, um dos mais conceituados e admirados rótulos chilenos. Rafael Tirado, grande enólogo e responsável pelo principal vinho da gigante Concha y Toro, garante: vai continuar na busca constante da melhoria de um vinho já colocado no patamar mais alto da produção chilena. “Queremos ser vistos como um tinto moderno, que busca novas tecnologias, novos conhecimentos do vinhedo.”, diz Tirado.

França e China buscam acordo para combater falsificações

A já famosa falsificação de vinhos franceses pelos chineses virou tema de negociações entre chefes de estado. A União Europeia e a China estão na parte final das negociações para entrada em vigor de um acordo cujo objetivo é evitar a falsificações de alimentos e vinhos. Em novembro, como parte dessas negociações, Emanuel Macron presenteou Xi Jiping com uma garrafa de Romanée-Conti 1978. A safra tem seu significado: nesse ano, Deng Xiaoping assumiu o poder na China, iniciando as mudanças de rumo no país asiático. As intenções podem ser muito boas, os atos podem ter sua importância, mas… alguém combinou o jogo com os falsificadores de produtos? Sem controle sobre eles, essas negociações não adiantarão nada…

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.

Mais Colunas