Nomeação de professores do Ifes e da Ufes está comprometida - ES360

Nomeação de professores do Ifes e da Ufes está comprometida

Docentes aguardam o MEC liberar os limites de provimento de servidores que determinam quantos cargos podem ser preenchidos pelas instituições

A nomeação de oito professores do Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) e de quatro da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) foi suspensa até que o MEC (Ministério da Educação) divulgue os limites de provimento de servidores para 2020, publicação que deve informar quantos cargos podem ser preenchidos pelas instituições no ano. Além dos professores, também aguardam a nomeação dois servidores técnico-administrativos no Ifes e três na Ufes.

Segundo a Ufes, a suspensão impacta diretamente o início do semestre letivo, em março, devido à falta de professores que deixarão de ser contratados.

Já o Ifes informou que o ano letivo começará normalmente, com aulas em todos os campi, mas haverá impacto na qualidade da oferta. “Para suprir a ausência de novos docentes, o Ifes fará um novo planejamento da oferta de disciplinas, quando for possível, ou aumentará a carga horária de professores da mesma área”, disse em nota.

A expectativa das universidades e institutos federais do país era que os limites de provimento fossem publicados logo após a publicação da LOA 2020 (Lei Orçamentária Anual 2020), que ocorreu no dia 20 de janeiro.

O MEC foi procurado para informar quando os limites devem ser publicados, mas não deu retorno.

Mais notícias
Dia a dia

ES registra 9 óbitos e 1.089 casos de covid-19 em 24h

Dia a dia

hacker preso no ES pela PF paga fiança e é solto

Tec

Satélite brasileiro será lançado na madrugada deste domingo

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência