No interior, Aracruz recebe maior quantidade de vacinas contra a covid-19 - ES360

No interior, Aracruz recebe maior quantidade de vacinas contra a covid-19

A Secretaria da Saúde (Sesa) explicou que o Ministério da Saúde enviou 101.320 mil doses da vacina CoronaVac para o Espírito Santo

Sesa garante estoque de seringas e agulhas para vacinação contra covid-19. Foto: Piyapong Sayduang/Pexels
Vacina contra covid-19. Foto: Piyapong Sayduang/Pexels

O Espírito Santo deu o ponta pé inicial na vacinação contra o novo coronavírus nesta segunda-feira (18). Aos 78 municípios foram distribuídas 31.736 doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, enviadas pelo Ministério da Saúde. Dentre as cidades do interior do estado, Aracruz recebeu a maior quantidade de doses do primeiro lote do imunizante: 3.422.

> Veja quantas doses cada município do ES recebeu

As vacinas enviadas para os municípios vão ser utilizadas para imunizar os grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Imunização (PNI). São eles: população indígena, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e parte dos profissionais de saúde que atuam nestas cidades. As doses foram distribuídas para as regionais na seguinte quantidade: Região Metropolitana – 17.260 (20 municípios); Região Central – 7.029 (20 municípios); Região Sul – 4.796 (26 municípios) e Região Norte – 2.651 (14 municípios).

A vacinação em Aracruz também teve início nesta terça-feira (20). A previsão é imunizar cerca de 2,8 mil indígenas que vivem divididos em 12 aldeias da região. A primeira aplicação foi na Aldeia Piraqueaçu. Também serão vacinados todos os 58 idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência. E dos 2.380 profissionais da saúde que atuam na cidade, 571 serão imunizados.

No Sul do estado, Cachoeiro de Itapemirim aparece como o município que recebeu a maior quantidade de doses do imunizante. 1.475 pessoas serão imunizadas na cidade, dentre elas estão 130 idosos que vivem em instituições de longa permanência e 1.345 profissionais da área da saúde. Outros 4.261 profissionais da saúde que atuam no município terão que aguardar um novo lote de vacinas.

> Primeiro lote de vacina acaba na sexta-feira em municípios da Grande Vitória

Com 1.231 doses recebidas, Colatina é a terceira cidade do interior do estado com a maior quantidade de imunizantes. A previsão é que as doses sejam distribuídas entre 68 idosos institucionalizados e 1.163 profissionais da área da saúde. Já em São Mateus, as 1.180 doses deve imunizar todos os 21 idosos que vivem em instituições de longa permanência e 1.159 profissionais da saúde. Linhares foi contemplada com 1.177 vacinas que vai cobrir 50 idosos institucionalizados e 1.127 profissionais da saúde.

A Secretaria da Saúde (Sesa) explicou que o Ministério da Saúde enviou 101.320 mil doses da vacina CoronaVac para o Espírito Santo. Dessa, 31.736 seguiram para as cidades e o mesma quantidade permanece armazenada na Sesa para a segunda dose. O restante das doses serão entregues para os hospitais imunizarem os profissionais da saúde que atuam na linha de frente.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Governo fecha contrato para compra de vacinas da Pfizer

Dia a dia

Paciente transferido de Santa Catarina chega ao ES

Política

Casagrande é pré-candidato à presidência, diz PSB

Dia a dia

Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência