Plano vai definir ocupação comercial do aeroporto - ES360

Plano vai definir ocupação comercial do aeroporto

A construção de centro de convenções é estudada para o local. A área internacional poderá oferecer um quiosque Duty Free

Com previsão de assumir a operação do aeroporto de Vitória no dia 2 de janeiro, a ASeB (Aeroportos do Sudeste do Brasil) — empresa criada pela Zurich Airport para gerir os terminais de Vitória e Macaé (RJ) — está elaborando um plano diretor para definir como serão ocupadas as áreas externas do terminal. A expectativa é que o plano seja concluído em um prazo de seis a dez meses. “Vamos avaliar o que temos, ouvir as companhias aéreas, os interessados em construir supermercados ou algo assim para depois localizarmos a utilização dentro da área”, explicou o CEO da ASeB, Matthias Poeter.

A ocupação comercial dentro do terminal também está sendo planejada e, de acordo com a empresa, haverá novas lojas e quiosques “o quanto antes”. Poeter afirmou que o objetivo dos planos é integrar o aeroporto à cidade.

“Vitória tem poucas áreas para crescer e somos responsáveis pelo desenvolvimento da última grande área de ocupação. Para crescer de forma orgânica, junto da cidade, faremos esse plano. A prefeitura e o governo, por exemplo, querem um centro de convenções aqui. É uma opção, mas ainda vamos estudar”, disse. Os atuais contratos, incluindo do Espaço Patrick Ribeiro, estão sendo renovados.

Com a possibilidade de oferta de voos internacionais a partir do ano que vem, o aeroporto poderá, ainda, ganhar um quiosque Duty Free na área de embarque e desembarque internacional. “É um conceito que existe no mundo, que pode abrir somente na chegada de um voo internacional”, exemplificou.

Na última segunda-feira, o aeroporto foi homologado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para receber voos internacionais. A Gol já anunciou que passagens com destino a Buenos Aires, na Argentina, devem começar a ser vendidas em meados de 2020.

Mudanças

No início do ano que vem, o aeroporto deverá ganhar nova sinalização interna para orientação do fluxo de passageiros. Não deve haver mudanças na estrutura no primeiro momento.

A ASeB anunciou ontem que a Latam ofertará mais dois voos diários para o Rio de Janeiro, a partir de 15 de novembro. A empresa tem meta de aumentar o número de passageiros e cargas, mas disse que é preciso haver demanda. “Vamos fazer a nossa parte, divulgando a cidade como destino turístico dentro e fora do Brasil”, afirmou Poeter.

Até o final do ano, a ASeB vai contratar 30 profissionais para a área operacional em Vitória. Hoje são 62 funcionários. A ASeB é subsidiária da Zurich Airport, vencedora do leilão realizado em março deste ano. No Brasil, opera os aeroportos de Confins (BH) e Florianópolis (SC).

Mais notícias
Dia a dia

Dicas para curtir o feriadão mesmo em dias chuvosos

Dia a dia

Mais de 400 pessoas deixam as casas após chuva no ES

Dia a dia

Fragmentos de óleo são encontrados em Jacaraípe

Dia a dia

Represa se rompe em Marechal Floriano