Mulheres são 17% entre candidaturas às prefeituras da Grande Vitória - ES360

Mulheres são 17% entre candidaturas às prefeituras da Grande Vitória

Ao todo, são 46 candidatos a prefeito em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, sendo que apenas oito são mulheres

A participação das mulheres na política brasileira. Foto: Reprodução
A participação das mulheres na política brasileira. Foto: Reprodução

Mesmo com cota mínima de 30% para candidaturas de mulheres, a disputa para o cargo de prefeito das cidades da Grande Vitória vai contar com apenas 17% de mulheres. Ao todo, são 46 candidatos a prefeito em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, sendo que apenas oito deles são mulheres. Ao considerar todo o estado e todos os cargos das eleições de 2020, prefeito, vice-prefeito e vereador, as mulheres são 33,2% dos candidatos.

Na capital, que conta com 13 candidatos para o cargo de prefeito, há apenas uma mulher na disputa, a atual vereadora Neuzinha (PSDB), o que representa 7% do total. Os partidos acabaram reservando para elas espaço como candidatas a vice. As mulheres são maioria em Vitória para o cargo: são sete na disputa.

Vila Velha é a cidade que tem mais mulheres concorrendo ao cargo de prefeito. São três, entre os 11 candidatos (27%). E duas mulheres são candidatas a vice na cidade.

Na Serra, um quarto dos candidatos a ocupar o comando da cidade é mulher. São duas na disputa entre os oito candidatos. Também são duas disputando o cargo de vice.

Já em Cariacica, as mulheres representam 14% dos candidatos ao Executivo: são duas entre 14 nomes. As mulheres também são quase metade dos candidatos a vice-prefeito, com seis formando chapas.

 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Alerta de chuva forte e volumosa no Espírito Santo

Mundo

Trump e Biden fazem ataques mútuos sobre honestidade

Dia a dia

Casos de covid-19 voltam a crescer no Espírito Santo

Cult

Cinemas de Vitória e Vila Velha voltam a funcionar nesta quinta-feira