Mudanças previstas pela Uber começam neste mês - ES360

Mudanças previstas pela Uber começam neste mês

Uma nova versão do aplicativo será lançada, e terá recursos para melhorar a segurança dos usuários. Ferramenta vai agregar o Uber Eats

Para garantir a segurança dos motoristas, empresa estuda implantar chat por SMS com policiais. Foto: Chico Guedes
Para garantir a segurança dos motoristas, empresa estuda implantar chat por SMS com policiais. Foto: Chico Guedes

Algumas novidades anunciadas pela Uber no último dia 26, em um evento realizado nos Estados Unidos, começarão a chegar aos usuários neste mês. As mudanças vão desde o lançamento de uma nova versão do aplicativo até a inclusão de funcionalidades para melhoria da segurança de motoristas e usuários. Já em teste no Brasil desde fevereiro, o Uber Eats passará a oferecer em todos os restaurantes cadastrados, neste mês, um recurso que permite aos usuários dispensarem o recebimento de talheres descartáveis, canudos e guardanapos.

Algumas funcionalidades anunciadas, porém, ainda não têm previsão de início. Entre elas, está a exigência de uma senha para todos os usuários ao embarcarem e a implantação de um “check-in” por reconhecimento facial para os motoristas – funções de segurança destacadas pelo site UOL.

Para aumentar a segurança dos ciclistas, também foi criada uma funcionalidade já disponível em São Paulo e Rio de Janeiro: um alerta para os passageiros sobre a presença de ciclistas no local onde ele irá embarcar e desembarcar.

Em São Paulo, chegará nos próximos meses o Uber Transit, recurso semelhante ao Google Maps que permitirá ao usuário verificar informações sobre linhas de ônibus, metrô e trens e planejar sua viagem. Em Denver, nos Estados Unidos, já é possível até comprar passagem de ônibus direto no app da Uber.

“Em muitos casos, o transporte público pode ser a opção mais rápida e barata para se locomover. Por isso, continuaremos trabalhando com as cidades para facilitar ainda mais essas viagens”, afirmou David Reich, diretor global de Uber Transit.

Programa de vantagens em Vitória

O programa de vantagens da Uber para motoristas foi expandido ontem para Vitória. O Uber Pro oferece até 50% de desconto em cursos de graduação semipresenciais em faculdades parceiras, além de descontos nas mensalidades para familiares e desconto em academias. Para ter acesso, os motoristas precisam ter avaliação média dos usuários de pelo menos 4,85 estrelas, entre outros critérios. Eles acumulam pontos em cada viagem e, dependendo da quantidade de pontos, entram em quatro categorias que oferecem vantagens progressivas.

Confira as novidades que podem surgir

Novo app com todos os serviços do aplicativo

Uma nova versão do aplicativo vai integrar os demais produtos da empresa, como o Uber Eats, e exibir ao usuário, na tela inicial, as solicitações de viagem ao lado de outras opções de serviços, para que ele possa escolher o que quiser. O novo app chegará aos usuários brasileiros nas próximas semanas, segundo a empresa.

Integração com o transporte público

Outro serviço que será adicionado é o Uber Transit. Ele exibirá informações sobre linhas de ônibus, metrô ou trens direto no aplicativo da Uber (semelhante ao que faz o Google Maps), permitindo que o usuário compare as opções disponíveis para o seu trajeto e planeje sua viagem dentro do aplicativo. A novidade chegará nos próximos meses a São Paulo e já está em funcionamento em Paris, Cidade do México e São Francisco.

passageiro será avisado sobre ciclista nas vias

Um novo recurso já implementado em São Paulo e no Rio de Janeiro orienta o passageiro a verificar a presença de ciclistas antes de abrir a porta do carro na hora do embarque e do desembarque, caso a viagem comece ou termine perto ou ao longo de uma ciclovia ou ciclofaixa. O recurso usa dados públicos para mapear onde há ciclovias, ciclofaixas e ruas com tráfego compartilhado entre carros e bikes.

Consumo sustentável: menos plástico

A partir deste mês, o Uber Eats passa a permitir que os usuários dispensem o recebimento de talheres descartáveis, guardanapos e canudos nos pedidos. Desde fevereiro, alguns estabelecimentos no Brasil já oferecem a opção como teste. O objetivo da empresa é reduzir 50% dos pedidos de utensílios plásticos. Nos dois primeiros meses de teste, mais de 200 mil canudinhos e conjuntos de talheres plásticos deixaram de ser utilizados.

Filtro para quem tem restrições alimentares

O Uber Eats também vai implementar uma funcionalidade para que as pessoas com alergias ou restrições alimentares possam fazer pedidos de uma forma mais simples pelo aplicativo. Ainda não há previsão de quando o “filtro” estará disponível, mas é tornar mais prático o pedido pelo app para este público.

Para o motorista, otimização do percurso

Para os motoristas, o app deve passar a contar com um algoritmo que permitirá prever onde novas corridas serão pedidas, otimizando o deslocamento sem passageiro, além de uma programação regional de eventos para encaminhá-los a espaços onde vão ocorrer jogos ou shows. Não foi informado prazo para início da funcionalidade.

Senha e novo ‘check-in’ de motorista

Outra ferramenta para aumentar a segurança no aplicativo será a exigência de uma confirmação por senha do passageiro ao embarcar. Também há previsão de ser implantado um “check-in” de motoristas por reconhecimento facial que exigirá a rotação do rosto e não só uma imagem frontal, mais vulnerável. Não há previsão de quando começa a funcionar no Brasil.

Chat por SMS com policiais para emergências

Foi anunciado, ainda, a disponibilização, aos motoristas, de um chat por SMS com forças policiais para emergências. Também sem previsão de início. Pensando também na segurança, em março deste ano, o aplicativo passou a informar aos motoristas se o passageiro é novo na plataforma e também o destino final da viagem.

Mais notícias
Dia a dia

Apenas 3 municípios do ES aderiram à compra direta de vacinas

País

MP encerra grupo que investigava Flávio Bolsonaro

Política

Coaf tenta barrar investigação da PF no caso Flávio

Dia a dia

Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência