Mostra de fotógrafo revela paisagens ao redor do mundo - ES360

Mostra de fotógrafo revela paisagens ao redor do mundo

Miro Soares, 37, já visitou mais de 35 países em menos de 10 anos, que lhe renderam fotografias e vídeos curiosos

O Mar Báltico, na Europa, serviu de cenário para a fotografia “Autorretratos Além-Mar”. Foto: Miro Soares
O Mar Báltico, na Europa, serviu de cenário para a fotografia “Autorretratos Além-Mar”. Foto: Miro Soares

Registros curiosos em fotografias e vídeo de diversas paisagens ao redor do mundo compõem a exposição “Overseas”, do artista Miro Soares, 37, que será aberta nesta quinta-feira, às 19h, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Em menos de 10 anos, Miro já visitou mais de 35 países. Tempo suficiente para que ele conhecesse desde o mar congelado da Lituânia, na Europa, até o clima tropical da Floresta Amazônica, no Brasil. Também não deixou de fora as belezas dos diferentes povos, em contato com outros costumes, idiomas e tradições.

“Autorretratos Amazônia” mostra a diversidade da floresta. Foto: Miro Soares
“Autorretratos Amazônia” mostra a diversidade da floresta. Foto:

“Não quero ficar preso aos estúdios. Sou um artista que gosta de trabalhar em ambientes livres. Como os cineastas têm o roteiro para guiar seus filmes, eu tenho as minhas viagens para criar”, afirma o artista, que atualmente é professor da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo).

Miro conta também que, ao mesmo tempo, quis explorar as possibilidades técnicas da fotografia. Por isso, usou as antigas câmeras analógicas para utilizar alguns “truques”, como a figura humana das fotos, sem forma definida. Isso vem, sobretudo, da sua inspiração no movimento dadaísta, cujo lema também é “destruição também é criação”, e no romantismo.

Com o título “Aqui, Lá e Entre”, a foto revela um campo na Alemanha. Foto: Miro Soares
Com o título “Aqui, Lá e Entre”, a foto revela um campo na Alemanha. Foto: Miro Soares

“É um borrão, né? É técnica de longa exposição. Nela, deixo a câmera aberta por 10 a 15 segundos. Isso coloca em cena o espectro que está ali, gerando um questionamento sobre o que é natural ou não”, diz. “Mas, na verdade, sou eu. São autorretratos”, revela.

Para falar sobre o trabalho, haverá um bate-papo com o artista e o curador da mostra, Gabriel Menotti, no dia 16 de outubro, às 19h, no Palácio Anchieta. A entrada é gratuita.

Mais notícias
Dia a dia

Covid: Espanha avalia novo estado de emergência nacional

Política

Acompanhado de Ramos, Bolsonaro faz passeio de moto

Política

Guinada ao Centrão reduz protagonismo de militares no governo

Dinheiro

Presidente da Samsung, Lee Kun-hee, morre aos 78 anos