Moradores de Vila Velha relatam falta de vacina em três unidades de saúde
Ouvintes da BandNews FM Espírito Santo relataram dificuldades durante o agendamento da imunização em pelo menos três bairros do município: Glória, Coqueiral de Itaparica e Ibes

Vila Velha registrou problemas no primeiro dia de vacinação contra o coronavírus para a população acima de 85 anos. Ouvintes da BandNews FM Espírito Santo relataram dificuldades durante o agendamento da imunização em pelo menos três bairros do município: Glória, Coqueiral de Itaparica e Ibis.
Ainda nas primeiras horas do dia, a moradora de Itapoã Ana Beatriz conta que tentou fazer o agendamento da vacinação na Unidade de Saúde de Coqueiral de Itaparica para os pais de 87 anos e não conseguiu. “Tentei fazer o agendamento logo cedinho, às 9 horas, e a mensagem que aparecia era essa, de que o agendamento seria disponibilizado novamente quando o Ministério da Saúde enviasse novas doses”, disse a moradora.
Outra moradora disse que ainda na manhã desta quarta-feira já não havia mais vagas para a vacinação na Unidade de Saúde da Glória. “Soube que desde esta terça-feira estava aberto o agendamento para pessoas entre 85 e 89 anos. Hoje as vagas estavam tomadas. Tentei realizar o agendamento, mas só conseguia ir até o momento de colocar o CPF e aparecia a mensagem de que havia que esperar as novas doses”, explicou.
A Prefeitura de Vila Velha não informou a quantidade de idosos entre 85 e 89 anos residentes no município e nem o número de doses disponibilizadas para esse público. Disse apenas que abriu o agendamento para o novo público prioritário (85 a 89 anos) na manhã desta quarta-feira (17), e que até o momento, 259 pessoas realizaram o agendamento.
Ainda segundo a Prefeitura de Vila Velha, o munícipe pode agendar as vacinas em qualquer uma das 16 unidades disponíveis no sistema e, em caso de dificuldade em agendar ou falta de internet, poderá realizar o agendamento na Unidade mais próxima de sua residência. As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde, assim que o município receber novas doses, mais vagas serão disponibilizadas.
Como sera feito o contato com a familia do idoso? Por meio de telefone? Caso nao seja possivel o contato como seremos informados?