Montagem paralela: uma homenagem ao cinema brasileiro - ES360

Montagem paralela: uma homenagem ao cinema brasileiro

Baía de Guanabara. 19 de junho de 1898.

Dois irmãos italianos capturam as primeiras imagens em movimentos em terras tupiniquins. Pouca gente teve o prazer de assistir tais filmagens antes delas se perderem no tempo, mas o dia ficou marcado para sempre como o Dia do Cinema Brasileiro.

Agora, 122 anos depois, chegou a nossa vez de homenagear esse pedaço da nossa cultura com todas as suas formas, cores, estilos e gêneros num episódio muito especial do Montagem Paralela. Um episódio tão incrível que tem duas partes maravilhosas.

Na primeira, recebemos o primeiro e único Felipe Hoffmann para uma reconstituição da história do cinema no Brasil. Indo dos primórdios da sétima arte até a dura realidade em que nos encontramos atualmente, passamos por todas as fases do cinema brasileiro. Um papo cheio de memórias, paralelos históricos e dicas que comprovam as qualidades da nossa cultura.

Depois, na segunda parte, entrevistamos Marco Dutra (As Boas Maneiras), um dos grandes diretores da nossa geração. Conversamos sobre a relação dele com o cinema, as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, o preconceito que acompanha algumas obras de gênero e alguns filmes que todo mundo deveria assistir. Teve até anúncio de novo projeto…

Não é por nada não, mas tá imperdível.

Então não perca tempo: fique em casa (se puder, é claro), aperte o play e participe dessa grande – e muito merecida – homenagem ao cinema brasileiro!

OBS 1: A Cinemateca Brasileira, cujo acervo conta com mais de um milhão de negativos originais, está passando por sérias dificuldades financeiras. Por isso os funcionários abriram um crowdfunding emergencial neste link. Abra, leia e ajude com alguma doação ou divulgação.

OBS 2: A entrevista com o Marco Dutra foi gravada via Skype. Ou seja, não quebramos nenhuma regra da quarentena.

OBS 3: Quer falar mais sobre cinema nacional? Quer acessar nossa pasta com grandes pérolas da nossa arte? Procure “aodisseia.com” no Telegram ou clique aqui, e converse com a gente!

O Podseia surgiu com o intuito de transformar em voz tudo que nossos textos diziam sobre o universo Geek. A cultura pop é um ambiente vasto e nossos programas são pautados pela diversidade dos temas. Temos um elenco fixo e recebemos convidados de outros sites e colunas para integrar nossos debates. A cada 15 dias lançamos um programa diferente, sempre atualizando nossos conteúdos. Integram este cast: Felipe Hoffmann, Flavio Pizzol, Vinícius Barcelos e Tiago Soares.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas