Montagem Paralela: a pandemia e a mente - ES360

Montagem Paralela: a pandemia e a mente

Esses meses de pandemia, isolamento e quarentena (que, infelizmente, já acabou pra alguns) não foram fáceis. A ansiedade, a depressão e o desânimo com novidades foram companheiros constantes dos brasileiros.

Isso levantou vários questionamentos sobre saúde mental em tempos de pandemia.

Aqui no site, por exemplo, nós conversamos diversas sobre como estávamos desanimados com os lançamentos recentes de filmes e séries. Mas não pela qualidade. Só não estávamos com vontade de encarar novas produções e as dúvidas que as acompanham.

Será que tal série vai ser boa? Será que esse filme vai me deixar bem?

No lugar dos lançamentos, apelávamos pra nostalgia e escolhíamos séries antigas que marcaram nossas vidas em algum momento do passado. Eu adiei muita coisa pra rever Community. O Hoffmann decidiu rever How I Met your Mother. E por aí vai.

How i met your mother nostalgia. Foto: Reprodução
How i met your mother nostalgia. Foto: Reprodução

Só que, enquanto notávamos que muita gente estava fazendo a mesma coisa, começamos a pensar que essa sensação de nostalgia poderia ter alguma relação com a pandemia. Por isso chamei o psicólogo, psicanalista e professor universitário Francisco Filho pra bater um papo sobre como o isolamento pode afetar nossa saúde mental.

Um conversa que uniu cinema e psicologia pra dialogar sobre o aumento dos casos de depressão e suicídio, a relação dos idosos com a pandemia, o egoísmo do ser humano e a nostalgia. Um episódio digno desse setembro amarelo marcado pelo corona.

Então não perca tempo: fique em casa (se puder, é claro), aperte o play e participe dessa conversa importantíssima.

Pergunta extra: como está sua saúde mental nessa pandemia? Conte nos comentários 😉

OBS 1: Os temas mudam, mas a Cinemateca Brasileira continua passando dificuldades. Por isso confira o link do crowdfunding emergencial organizado pelos funcionários. Abra, leia e ajude com alguma doação ou divulgação.

OBS 2: A entrevista com o Francisco Filho foi gravada via Zoom. Ou seja, não quebramos nenhuma regra da quarentena.

OBS 3: Quer falar mais sobre a quarentena ou nostalgia? Quer participar dos podcasts com ideias e perguntas? Procure aodisseia.com no Telegram e converse com a gente!

O Podseia surgiu com o intuito de transformar em voz tudo que nossos textos diziam sobre o universo Geek. A cultura pop é um ambiente vasto e nossos programas são pautados pela diversidade dos temas. Temos um elenco fixo e recebemos convidados de outros sites e colunas para integrar nossos debates. A cada 15 dias lançamos um programa diferente, sempre atualizando nossos conteúdos. Integram este cast: Felipe Hoffmann, Flavio Pizzol, Vinícius Barcelos e Tiago Soares.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas